terça-feira, 21 de agosto de 2012

Distrito de Namaacha. Pacientes abandonam hospital por causa de frio


Maputo (Canalmoz) – Nesta época de Inverno, o Hospital Distrital de Namaacha, na província de Maputo, tem andado sem pacientes, contrariando as enchentes que geralmente se observam em todas as unidades sanitárias do país. No local os enfermeiros dizem que os pacientes não vão ao hospital por causa do… frio.
Segundo disseram à Reportagem do Canalmoz, esta situação repete-se sempre que chega a época de Inverno e sobretudo nos dias em que faz frio intensamente. As pessoas não vão às consultas no hospital.
Por exemplo, na sexta-feira e sábado passados, o hospital estava “deserto”, sem pacientes. O pessoal de saúde estava em conversas de recreio.
Dulce Borges, enfermeira do Hospital Distrital de Namaacha, disse à nossa Reportagem que a maioria das pessoas só procura cuidados médicos quando realmente estiver já muito mal de saúde. Classificou este comportamento como “irresponsável”.
Segundo a enfermeira, devido ao frio, o hospital chega a atender apenas entre 10 e 20 pacientes por dia. Dulce considera que as longas distâncias que as pessoas devem percorrem para chegar ao hospital, aliadas ao frio, fazem os pacientes desanimarem.
“Aquelas pessoas que não se sentem tão mal preferem ficar em casa nos dias de frio intenso e esperam o frio cessar para procurarem os serviços do hospital. E algumas pessoas que procuram os serviços do hospital na época de frio, só o fazem porque realmente já estão muito mal de saúde,” referiu a enfermeira.
Segundo Dulce Borges, o hospital distrital deverá nos próximos meses começar a desencadear campanhas com vista a sensibilizar as pessoas para recorrerem ao hospital, independentemente da temperatura que estiver a fazer-se sentir, a tempo de evitarem chegar ao hospital já em situações extremamente debilitadas.
A montanhosa vila de Namaacha é caracterizada por baixas temperaturas que chegam a atingir graus negativos em certas horas das noites e madrugadas, nesta época de Inverno. (António Frades)
Imagem: Peregrinacao_namaacha A VILA da Namaacha, a 75 quilómetros da capital, ...
macua.blogs.com


Sem comentários:

Enviar um comentário