sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aplicativo grátis mostra suas chances de desenvolver câncer, diabetes e derrame


O Zuum — um aplicativo gratuito para iPad criado pela mesma equipe que desenvolveu o premiado site Your Disease Risk (Seu Risco de Doença) — é um assistente de saúde pessoal que mostra, com base na ciência e em informações que você fornece, quais são seus riscos para as doenças que mais levam à morte natural.
Em dois minutos, você inclui seus dados, entre eles hábitos pessoais de alimentação, histórico médico e familiar, idade e sexo. Em seguida, você vê um gráfico que exibe quais seus riscos de desenvolver câncer de próstata, diabetes, câncer de pulmão, câncer de cólon, derrame e doença cardíaca.
O aplicativo se baseia em estudos que são conduzidos desde 1976 e examinam as ligações entre a incidência de câncer, abuso de álcool, dieta e outros fatores. Usando os resultados deste e muitos outros estudos, o Zuum mostra dicas com base científica de como reduzir seu risco.
Como usar o aplicativo
Ao usar o aplicativo, é possível visualizar, ao lado deste gráfico, a opção de habilitar uma caixa “e se eu perdesse peso”. Por exemplo, usando minhas informações, se eu perdesse peso, meu risco de diabetes cai de “abaixo da média” para “baixo”. Quando habilito a opção “se eu mudasse minha dieta” ou “reduzisse meu tempo de TV”, acontece o mesmo: o risco de diabetes vai lá para baixo.
Você também pode receber notificações que ensinam a modificar seus hábitos e várias dicas de como fazê-lo, além de links para artigos na internet sobre estes tópicos.
De acordo com o aplicativo, o único risco que consigo diminuir com mudanças de hábitos é o de diabetes. Tudo indica que, para homens com a minha idade, nada reduz o risco de câncer de próstata, considerado “médio” (eu considero isto como um risco alto, por neurose própria).
O aplicativo mostra que meu Índice de Massa Corporal tem que cair de 28,4 para ao menos 22,9, e exibe algumas ações que tenho que mudar para emagrecer:
  • Faça exercícios regularmente – é uma das melhores maneiras de lutar contra o ganho de peso (eu já nado duas vezes por semana e agora comecei a correr três vezes por semana, quer que eu faça mais que isso?!)
  • Escolha alimentos ricos em frutas, vegetais e grãos integrais
  • Cuide com dietas malucas — corte suas calorias gradualmente e descubra o que funciona para você.
O aplicativo também me sugere reduzir o tempo de TV e dá dicas para mudanças na dieta. Segundo o Zuum, eu devo:
  • Comer mais nozes,
  • gorduras saudáveis,
  • menos carne vermelha (para reduzir ainda mais meu risco de câncer de cólon),
  • mais peixe e
  • tomar multivitamínicos com ácido fólico.
Ele também sugere que eu vá ao médico a cada dois anos para verificar a pressão sanguínea e faça exames de colesterol a cada cinco anos.
O aplicativo apenas determina seus riscos de desenvolver certas doenças. Ele não garante uma boa saúde e não substitui visitas ao médico. O objetivo é oferecer conselhos personalizados para melhorar sua qualidade de vida e reduzir o risco de doenças que podem ser prevenidas.
Por enquanto, ele está disponível apenas em inglês e para iPad. [Medical Xpress]

Sem comentários:

Enviar um comentário