Um novo estudo mostrou que homens com circuncisão têm menos chances de sofrerem lesões no pênis causadas durante o sexo. Cortes, abrasões e outras lesões menores acontecem com menor freqüência – o que pode explicar porque homens que passaram pelo procedimento têm índices menores de contração de HIV.
Para o estudo, foram analisados 2800 homens, com idades entre 18 e 24 anos – metade foi circuncidada e a outra metade não. A análise desses sujeitos mostrou que a circuncisão reduz o risco de contração de HIV em 60%.
O estudo também mostrou que homens não circuncidados tinham 39% a mais de chance de sofrerem machucados “nas partes baixas”.
O HIV pode ser transmitido por sangue, então esses pequenos cortes e lesões que acontecem “lá” podem ser a porta de entrada para o vírus.
Outros dados mostraram que homens com mais de uma parceira sexual “regular” também tinham mais chances de “se machucarem” do que os monogâmicos.
No entanto é válido lembrar que a circuncisão, por si só, não previne a contração de HIV, então os métodos de prevenção serão sempre válidos. [Reuters]
Sem comentários:
Enviar um comentário