sexta-feira, 18 de junho de 2010

Milagroso medicamento anti-hemorragia salvará 100 mil vidas por ano


Um remédio que deverá se tornar genérico e custar apenas 4,5 dólares (o que equivale, atualmente, a oito reais) pode virar artigo encontrado em qualquer farmácia dentro dos próximos anos. A importância do medicamento é combater um problema decorrente de acidentes que mata mais de um milhão de pessoas no mundo por ano: a hemorragia.

Trata-se do ácido tranexâmico – ou TXA, na sigla comercial -, que deverá estar a disposição de médicos, paramédicos e agentes de primeiros socorros ainda antes que a população tenha acesso nas farmácias. Segundo estimativas, mais de 100 mil vidas poderão ser salvas por ano graças ao TXA.

O carro-chefe nas mortes por perda de sangue são os acidentes de carro, mas há outras razões, tais como facadas, tiros, minas terrestres e ferimentos domésticos. Uma hemorragia pode levar à morte rápida devido ao alto risco de falência múltipla dos órgãos. O problema é que as estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) calculam que 90% dessas mortes acontecem em países sub desenvolvidos, onde os recursos médicos são limitadíssimos. Por isso, o medicamento será classificado como “essencial” pela OMS, o que permitirá sua produção subsidiada, com fabricação de genéricos, a custos bem acessíveis.

Os pesquisadores da OMS fizeram testes com 200 mil pacientes feridos gravemente. O temor era que o TXA (um agente coagulador de alta velocidade) causasse coágulos excessivos e em lugares impróprios, dentro dos órgãos, o que poderia causar complicações ainda piores. Felizmente, o que se observou foi o contrário: a coagulação dos pacientes que receberam o TXA foi um sucesso. As descobertas são importantíssimas para salvar vidas de acidentados recém-chegados ao hospital. [Reuters]

http://hypescience.com/milagroso-medicamento-anti-hemorragia-salvara-100-mil-vidas-por-ano/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário