sábado, 19 de junho de 2010

Cor dos olhos faz um homem parecer mais poderoso


Uma pesquisa mostrou que homens de olhos castanhos são considerados mais “poderosos” do que homens com olhos azuis e, pasme, isso não tem nada a ver com a cor dos olhos.

Parece estranho? Pesquisadores tchecos pediram para que um grupo de 62 pessoas olhasse fotos de 40 homens e de 40 mulheres e depois pediram para que eles as classificassem como dominantes ou não. Depois os cientistas usaram o photoshop e trocaram a cor dos olhos das pessoas de castanho para azul e vice-versa.

Os resultados foram supreendentes: homens de olhos castanhos tem o rosto mais dominante, mesmo quando seus olhos estavam “photoshopados” para serem azuis. Já os homens de olhos azuis não eram considerados dominantes nem com seus olhos “naturais” e nem com os castanhos.

O efeito, no entanto, só foi observado nos rostos masculinos, não nos femininos.

Cientistas acham que isso pode ter alguma coisa a ver com o formato do rosto dos caras que têm olhos castanhos, que seria diferente. Na média, homens de olhos escuros possuem sobrancelhas maiores, queixo e boca mais largos e nariz maior do que seus companheiros de olhos claros.

Para os pesquisadores, é um mistério o motivo da cor dos olhos estar associada ao formato do rosto.

Estima-se que os olhos azuis não existiam nos humanos até cerca de 10 mil anos atrás, quando uma mutação genética aconteceu e reduziu a melanina na íris. Antes dessa mutação, nossos ancestrais todos possuíam olhos castanhos.

Atualmente, a variedade genética faz com que haja uns 12 genes que possam determinar qual será a cor de nossos olhos. Então uma possibilidade plausível é que esses genes não controlem apenas a cor da íris, mas outros atributos físicos.

Estudos anteriores já haviam mostrado que meninos de olhos claros, na fase pré- escolar, são mais inibidos que meninos de olhos castanhos. Sabe-se que o comportamento social de uma pessoa afeta a forma com que seus hormônios são distribuídos e, sendo assim, a timidez dos meninos também pode afetar a sua vida adulta. [LiveScience]

http://hypescience.com/cor-dos-olhos-faz-um-homem-parecer-mais-poderoso/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário