sexta-feira, 18 de junho de 2010

Criada nova tecnologia para substituição de ossos


Se você quebrar algum osso no futuro, talvez não precise usar gesso! Pesquisadores desenvolveram um material biodegradável que pode substituir ossos no nosso organismo.

Supondo que você tenha quebrado o maxilar, em vez de usar um pino de titânio para que seu osso fique no lugar certo, os cientistas colocariam um implante desse material. Ele é feito para estimular o organismo a se “regenerar” mais rapidamente e, como é biodegradável, à medida em que o osso vai crescendo, o implante vai sendo eliminado aos poucos (o implante pode ser alterado para durar de algumas semanas até um ano, dependendo do tipo da fratura).

Os dois principais ingredientes dessa inovação são polilactídeo sintético e fosfato tricalium – o primeiro é a base do implante e o segundo estimula o crescimento do osso.

No entanto, há uma desvantagem para esse novo implante: ele não pode ser aplicado em lugares onde há muito stress – na perna por exemplo, pois ela suporta muito peso. Os lugares onde está sendo testado são os maxilares e no crânio. [Daily Tech]

http://hypescience.com/criada-nova-tecnologia-para-substituicao-de-ossos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE