sexta-feira, 11 de junho de 2010

Homens de QI baixo têm mais probabilidade de cometer suicídio


Quem acha que cometer suicídio é burrice tem razão. Homem com QI baixo são os mais propensos a tirar a própria vida. A probabilidade de um homem com QI menor se matar é até quatro vezes maior se comparada a uma pessoa mais inteligente. A ideia é simples assim: quanto menor o coeficiente de inteligência, maior o risco de suicídio.

A descoberta pode ser surpreendente se pensarmos em gênios que tiraram a própria vida, como Ernest Hemingway ou Vincent Van Gogh.

“Há uma percepção de que pessoas com QI mais alto podem ser mais neuróticas, mais ansiosas ou mais deprimidas”, diz Karestan Koenen, psicóloga clínica e professora da Escola de Saúde Pública de Harvard. “Mas a literatura acerta ao mostrar que pessoas com QI mais baixo têm maior risco não apenas de problemas de saúde mental, mas de todos os tipos de problemas de saúde física”, acrescenta Koenen, que não esteve envolvido no novo estudo, mas pesquisa a relação entre QI e saúde mental.

No estudo, publicado no site da British Medical Journal, os pesquisadores acompanharam 1,1 milhão de recrutas militares do sexo masculino na Suécia com uma média de 24 anos. Todos os homens passaram por um teste de QI padronizados entre os 16 e 12 anos. Os pesquisadores descobriram que a taxa de suicídio aumentou de forma constante na medida em que o QI caiu. Entre os homens de maior pontuação no teste, a proporção foi de 1 suicídio a cada 200 recrutas; já entre os homens com a pontuação mais baixa, a taxa foi de cerca de 1 a cada 22. A taxa global do estudo foi de 1,6%, ou cerca de 1 em 60.

Segundo os resultados da pesquisa, os pesquisados com menor QI eram quase nove vezes mais propensos a se matar do que os homens com coeficiente de inteligência maior. Depois de analisados outros fatores que podem influenciar o risco de suicídio – como status socioeconômico, educação e até mesmo índice de massa corporal – a tendência ao suicídio ainda era 3,5 maior nos homens do primeiro grupo.

“Nós não estamos falando de um grupo de hospital ou de uma população doente, portanto esses resultados são generalizáveis para a população em geral”, diz o principal autor do estudo, David Batty, do Conselho Médico de Pesquisa em Glasgow, na Escócia.

Batty sugere que as pessoas com QI mais baixo são mais propensos a tentar o suicídio porque eles podem ter mais dificuldade em falar sobre problemas pessoais ou até mesmo em encontrar soluções para eles.

“Os indivíduos com maiores escores de QI podem ser melhor capazes de descrever alguns dos problemas por que estão passando para os amigos e profissionais de saúde”, diz. “Eles podem identificar a necessidade de consultar um profissional de saúde antes ou lidar com as causas dos seus pensamentos suicidas por mudança de emprego ou a resolução de relacionamentos”, completa Batty. [CNN]

http://hypescience.com/homens-de-qi-baixo-tem-mais-probabilidade-de-cometer-suicidio/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário