Uma nova pesquisa mostrou que pessoas que são mais próximas às suas respectivas mães na adolescência têm relacionamentos mais bem-sucedidos. As descobertas mostram que os pais e as mães tem muita importância no desenvolvimento da vida emocional de uma pessoa.
Segundo especialistas, é na relação com a mãe ou com o pai que aprendemos como nos relacionar com outras pessoas – normalmente, temos os pais como modelos. De acordo com a pesquisa, a relação materna influencia as pessoas, principalmente, nos primeiros anos de vida. Após os 14 anos a influência já não era notada.
Para chegar a esses resultados, psicólogos analisaram 7 mil casais nos Estados Unidos. A pesquisa se iniciou em 1992, quando os casais e seus filhos foram entrevistados sobre o relacionamento familiar (os filhos tinham, por via de regra, idades entre 10 e 17 anos). Uma década depois, as “crianças” (que agora tinham 27 anos ou menos) voltaram para serem entrevistadas sobre suas vidas amorosas.
Os resultados mostraram que apenas a relação com as mães influenciava a vida amorosa das crianças (a relação com os pais não influía nesse aspecto). Apesar de os pais estarem mais presentes na educação dos filhos atualmente, especialistas acreditam que o papel deles no desenvolvimento emocional das crianças ainda não seja tão significativa quanto a relação materna. [LiveScience]
Sem comentários:
Enviar um comentário