sexta-feira, 25 de junho de 2010

O cérebro é diferente em pessoas com insônia


Uma pesquisa na Holanda descobriu que pessoas que sofrem de insônia apresentam, em geral, melhor desempenho em tarefas de raciocínio e memória. É o que eles chamam de estado de “hipervigilância”, uma maior apuração dos sentidos que aumenta a atenção, mas que tem como péssima conseqüência a dificuldade em pegar no sono.

A coordenadora da pesquisa fez um teste mental que comparava indivíduos insones com pessoas que não tinham problemas quanto ao sono. Em testes de raciocínio rápido (tais como apertar um botão ao ver determinada figura na tela de um computador), os insones tiveram desempenho superior. Isso seria devido a um estado de “hipervigilância”, com o qual a pessoa tem uma espécie de “excesso de atenção”, que é uma espécie de compensação do organismo à falta de sono.

A insônia, no entanto, também traz danos ao cérebro. A partir de exames, a pesquisa percebeu que determinados pontos da massa cinzenta são reduzidos em pessoas insones. Embora nem sempre o volume cerebral determine o bom andamento (ou não) das suas funções, é um mau indício.

Para normalizar essas atividades cerebrais, a coordenadora pesquisa acompanhou os voluntários da pesquisa em um mesmo lugar, durante seis semanas, período no qual passaram por intensas terapias e adotaram hábitos (tais como tomar um banho duas horas antes de ir para a cama, não comer à noite e não ver TV deitado) que ajudam a combater a insônia. A cada semana, o cérebro voltava a adquirir suas características habituais, até se normalizar quase totalmente.[Science Daily]

http://hypescience.com/o-cerebro-e-diferente-em-pessoas-com-insonia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário