sexta-feira, 25 de junho de 2010

Você tem voz de gente forte?


Você pode medir a força de muitos homens pelo seu aperto de mão, mas uma nova pesquisa provou que é possível medir os músculos do cara ainda mais precisamente pela sua voz.

Tanto homens quanto mulheres conseguem estimar a força muscular de um sujeito a partir, somente, da sua voz (ou seja, sem ver a pessoa) – isso sugere que, para nossos ancestrais, talvez a voz fosse um indicador de quais homens poderiam lutar melhor.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia gravou as vozes de mais de 200 homens, dos Estados Unidos, Romênia, Bolívia e Argentina. Os “voluntários” apenas falavam uma pequena frase em sua língua nativa. Os cientistas também pediram que os mesmos sujeitos fizessem uma série de testes físicos.

Depois, estudantes universitários ouviram a gravação dos homens e os classificaram, apenas a partir da voz, em uma escala que ia de “fraco” até “muito forte” – independente da língua em que a gravação estava. A surpresa foi que a avaliação dos estudantes foi muito precisa.

Não se sabe ainda qual é o elo que liga a força física com a voz do homem – já que não havia correlação necessária com o tom da voz dos voluntários e sua força física, apesar de estudos anteriores terem provado que homens voz grave são mais poderosos. [New Scientist de 19/06/2010]

http://hypescience.com/voce-tem-voz-de-gente-forte/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário