sábado, 26 de junho de 2010

Chá e café protegem contra doenças cardíacas


Um estudo na Grã-Bretanha, feito com 40mil voluntários, chegou à conclusão que beber seis ou mais xícaras de chá, ou de duas a quatro xícaras de café, reduz em cerca de um terço o risco de doenças cardíacas.

O café, na verdade, tem um efeito dúbio: ao mesmo tempo em que diminui o risco, por ter substâncias que combatem possíveis processos inflamatórios no coração, aumenta esse risco, devido ao colesterol. Em um balanço geral, no entanto, o efeito é benéfico, e os riscos de doença cardíaca caem em no mínimo 20%.

Quanto ao chá, a principal substância que garante seus benefícios são os polifenois. Mas alguns países têm a tradição de adicionar leite ao chá, e alguns cientistas discutem que os laticínios podem cancelar os benefícios do chá.

Por falar em cancelamentos de benefício, o cigarro é um grande vilão nesse sentido. A pesquisa indica que fumar pode compensar negativamente os riscos de inflamações cardíacas. Assim, tomar café e fumar pode não ser nem um pouco benéfico para as pessoas. [BBC News]

http://hypescience.com/cha-e-cafe-protegem-contra-doencas-cardiacas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário