sábado, 19 de junho de 2010

Achadas causas genéticas do Alzheimer precoce


O mal de Alzheimer, problema mental de degeneração, caracterizado por perda de memória e outras habilidades mentais, começou a ser tratado com mais cuidado há quinze anos. É quando foi descoberto o gene cuja mutação pode levar à doença. Embora o Alzheimer seja em geral associado a idosos, pessoas jovens, na faixa dos 30 anos, também podem padecer desse mal.

A responsável por Alzheimer precoce é uma certa proteína, que se acumula de maneira indesejável no cérebro. O citado gene, chamado de presenilin-1, tem a função de fazer a “limpeza” dessa proteína no cérebro, e a mutação que sofre o impede de fazê-lo. Quando essa “proteína lixo” se acumula no Sistema Nervoso Central, aumentam as chances de haver Alzheimer.

O desafio agora é achar meios alternativos para “limpar o cérebro”, já que, pelo menos por enquanto, somos obrigados a agüentar os genes com os quais nascemos, mesmo que esses tenham sofrido mutação. Seria o caminho para a medicina tratar ou prevenir o Alzheimer de maneira mais eficaz. [Web MD]

http://hypescience.com/achadas-causas-geneticas-do-alzheimer-precoce/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE