terça-feira, 15 de junho de 2010

Um copinho de vinho na gravidez pode ajudar os filhos


Uma pesquisa iniciada há 14 anos está afirmando que uma dose diária de vinho para mulheres grávidas pode de fato ser benéfica. Segundo apuraram, pode ajudar os filhos a ter um melhor comportamento psicológico. Como se trata de pesquisa que estuda efeitos de atitudes durante a gravidez, é necessário esperar que os “produtos” (no caso, os bebês) mostrem as consequências, por isso os 14 anos de duração.

No total, 2.730 crianças e suas mães foram avaliadas. As mulheres prestaram informações sobre seus hábitos de consumo semanal de álcool durante a gravidez: 59% não bebiam, 20% relataram consumir ocasionalmente (até uma dose por semana), 15% disseram beber pouco (de 2 a 6 doses por semana); 3% bebiam moderadamente (7-10 por semana) e 2% bebiam muito (11 ou mais por semana).

Os filhos, de 2 a 14 anos de idade, passavam por avaliações periódicas. A partir de testes psicológicos e observações de comportamento social, descobriu-se que o ideal é a dosagem moderada. Os filhos de mães nesse grupo se apresentaram mais saudáveis que os de mães abstêmias, e, é claro, que o de mães alcoólatras.

Os danos de se beber em excesso na gravidez já são comprovados, enquanto estes ainda estão em fase de especulação, o que faz os próprios pesquisadores recomendarem cuidado. Aparentemente, beber moderadamente pode tornar a mãe mais calma e relaxada, o que se refletiria nos filhos mais tarde, mas se você, gestante, prefere não beber nada, não se preocupe, seu filho não terá nenhum prejuízo por conta disso. [Reuters]

http://hypescience.com/um-copinho-de-vinho-na-gravidez-pode-ajudar-os-filhos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário