sábado, 19 de junho de 2010

Pode um analgésico combater o câncer?


Um remédio analgésico chamado Sulindac parece ter uma propriedade que ajuda a combater uma das maiores “dores” da humanidade: o crescimento tumoral de câncer. É o que apurou uma escola médica do Reino Unido, após estudos com o composto químico Sulindac.

A substância é essencialmente um medicamento anti-inflamatório, prescrito para febre e dores no corpo, mas essa nova função era desconhecida. Sulindac inibe o crescimento do tumor por ter ação dentro do núcleo celular. Assim, busca impedir o surgimento de um câncer ainda em suas bases celulares mais simples.

O segredo está nos receptores celulares. Eles são proteínas que permitem a interação de certas substâncias com os mecanismos do metabolismo celular. Essa interação pode ser maléfica em alguns casos, e contribuir até para o surgimento ou o crescimento de um tumor. Mas nesse caso a descoberta parece realmente impressionante, porque o efeito é justamente o contrário. É uma questão de “direcionamento”: pode-se levar a proteína a promover o crescimento ou a destruição de um tumor cancerígeno. [Science Daily]

http://hypescience.com/pode-um-analgesico-combater-o-cancer/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário