sexta-feira, 4 de junho de 2010

Por que a comida queimada fica escura?


Você resolveu fazer um hambúrguer e deixou ele passar só um pouquinho do ponto. Quando o retirou da frigideira percebeu que ele estava escuro, duro e completamente seco. Mas por que isso acontece com a comida quando queima? Vamos resolver esse mistério!

Toda aquela casca escura que vira carvão acontece por causa do processo de combustão. É uma reação ao calor – os aminoácidos e os açúcares presentes no seu hambúrguer começam a esquentar e primeiro adquirem um tom marrom para depois, quando estiverem queimados, ficarem completamente pretos.

Os açúcares e as proteínas são formados, também, de carbono. Quando eles queimam, é o carbono que forma aquela crosta de carvão.

E se você gosta de sua carne bem passada, cuidado! Quando a carne passa um pouco do ponto, ela pode ter um sabor diferente que muitos consideram mais agradável, mas aquela crosta escura pode fazer muito mal à saúde. Pesquisas em ratos mostraram que comer o carvãozinho pode aumentar suas chances de desenvolver câncer de pâncreas e de próstata.[LiveScience]

http://hypescience.com/por-que-a-comida-queimada-fica-escura/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE