segunda-feira, 28 de junho de 2010

OMUNGA lança SOS Uíge...SOS Uíge...SOS Uíge...


INDÍCIOS DE GRAVE SITUAÇÃO SANITÁRIA NO UIGE
A associação OMUNGA teve acesso a informação preocupante sobre a situação sanitária na província do Uíge que está a provocar a mortalidade de crianças da regedoria da Kicumba - Lemboa - Damba.


De acordo à informação, esteve no local uma equipa médica, não confirmando se da estrutura local ou central do Ministério da Saúde e que simplesmente evacuou os doentes. As informações apontam para o alastramento da estranha doença para outras localidades.

Segundo os apelos recebidos, apontam para a necessidade urgente de intervenção, considerando ainda a distância que estas localidades ficam dos centros de saúde mais próximos (apontam mais de 30 Km).
Nesta conformidade, tomando em conta que não se tem acesso a qualquer informação através da mídia, e atendendo à possível gravidade da situação, estamos a dirigir uma carta ao Ministro da saúde com o propósito de nos informarmos sobre a realidade, incluindo o pedido do relatório que possivelmente a equipa médica elaborou após a sua visita ao local.

Não havendo qualquer interesse de se vir a considerar que o Ministério da Saúde esteja propositadamente a esconder informação sobre a realidade, a OMUNGA vem por este meio solicitar aos órgãos de comunicação social que ajudem a esclarecer a veracidade e permitam a todos os cidadãos o acesso à informação e facilitem a intervenção rápida para pôr cobro à mesma.
(OMUNGA)