quarta-feira, 9 de junho de 2010

Encontrada a solução para a Gripe A?


Lutar contra os vírus é uma das tarefas mais inglórias da medicina. Devido à sua alta capacidade de mutação genética, novos remédios e vacinas precisam ser criados constantemente. Isso impede que haja uma segurança na imunização das populações e nos deixa bem distantes de chegar à erradicação de doenças virais.

A chave para esse problema está em desenvolver um método que impeça a reprodução dos vírus. E uma pesquisa da Universidade de Hong Kong parece ter descoberto o super-heroi capaz dessa façanha. É um composto químico chamado “nucleozin”. Ele é uma nova arma contra os vírus que se tornaram resistentes à maioria dos medicamentos nos últimos anos.

O segredo é que o nucleozin ataca diretamente na proteína-chave para a reprodução do vírus. Testada em ratos, ele foi eficiente para interromper a reprodução do H5N1 (da gripe aviária), do H3N2 (da gripe sazonal) e, sim senhor, do H1N1 (da temida gripe suína em humanos). Talvez estejamos próximos da vitória contra a doença que matou mais de 17 mil pessoas pelo mundo nos últimos dois anos. [Reuters]

http://hypescience.com/encontrada-a-solucao-para-a-gripe-a/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE