quinta-feira, 3 de junho de 2010

Por que humanos são tão cabeçudos?


Um novo tipo de célula tronco foi descoberto no cérebro humano – e ela pode ser o motivo pelo qual desenvolvemos nossos cérebros mais do que outros animais.

As células formam o neocórtex ou a camada externa do cérebro. Enquanto outros animais possuem essa parte do cérebro menos desenvolvida, nos humanos e nos outros primatas ela é maior – o neocórtex seria responsável pelas nossas habilidades únicas (como a comunicação e linguagem).

Mesmo que as novas células -tronco recém descobertas estejam presentes em outros animais (como gatos ecachorros), humanos possuem uma quantidade maior delas e elas são mais ativas em nossos organismos. Como elas se transformam em neurônios, isso explicaria nossa maior capacidade cognitiva.

É importante ressaltar que essas células não estão presentes em ratos de laboratório e doenças como esquizofrenia e Alzheimer, que afetam o neocórtex e que, atualmente, são estudadas nesses animais. Cientistas, a partir dessa data, devem procurar novas cobaias para esse tipo de experimento. [LiveScience]

http://hypescience.com/por-que-humanos-sao-tao-cabecudos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário