domingo, 18 de julho de 2010

10 coisas que você não sabia sobre você



O corpo humano é uma engenhoca complexa. É uma mistura de todos os tipos de líquidos e produtos, que realiza todos os tipos de atividades. Que tal explorar um pouco sobre a forma misteriosa que o seu corpo funciona?

1. SEU ESTÔMAGO SECRETA UM ÁCIDO CORROSIVO

Suas células secretam ácido clorídrico no estômago, um composto corrosivo usado para tratar os metais no mundo industrial. Não se preocupe: o revestimento mucoso da parede do estômago mantém o líquido venenoso em segurança no sistema digestivo, “quebrando” o seu almoço.

2. A POSIÇÃO DO SEU CORPO AFETA SUA MEMÓRIA

Não consegue se lembrar da data de seu casamento? Tente ficar sobre um joelho. Um novo estudo sugere que as pessoas lembram mais rápido e melhor de algum evento se o seu corpo estiver na mesma posição que estava quando o episódio aconteceu.

3. OSSOS ENTRAM EM COLAPSO PARA EQUILIBRAR MINERAIS

Além de apoiar os órgãos e músculos, os ossos ajudam a regular os níveis de cálcio. Eles contêm fósforo e cálcio, o último necessário nos músculos e nervos. Se o elemento está em falta, certos hormônios fazem com que os ossos “desmembrem-se” até a concentração adequada extracelular ser atingida.

4. GRANDE PARTE DE UMA REFEIÇÃO É ALIMENTO PARA O CÉREBRO

Embora represente apenas 2% do nosso peso corporal total, o cérebro exige 20% de oxigênio do corpo e calorias. Três principais artérias cerebrais bombeiam constantemente oxigênio pro cérebro, mas a obstrução ou ruptura em uma delas faz com que as células cerebrais “morram de fome” sem a energia de que necessitam para funcionar, prejudicando as funções controladas por essa região. Essa é a causa de um AVC.

5. MILHARES DE ÓVULOS PRODUZIDOS PELO OVÁRIO NÃO SÃO UTILIZÁVEIS

Uma adolescente tem em média 34.000 folículos de óvulos subdesenvolvidos, embora, durante toda a sua vida, somente 350 ou pouco mais amadureçam, à taxa de cerca de um por mês. Os óvulos não utilizados, em seguida, se deterioram.

6. PUBERDADE REMODELA ESTRUTURA DO CÉREBRO

Hormônios como a testosterona influenciam o desenvolvimento dos neurônios no cérebro, e as mudanças feitas em sua estrutura tem muitas conseqüências comportamentais, como constrangimento emocional, apatia e dificuldade na tomada de decisão enquanto regiões do cérebro como o córtex frontal amadurecem.

7. CÉLULAS COM CÍLIOS AJUDAM A POR O MUCO PRA FORA

Células que tem cílios ajudam em uma variedade de funções, desde digestão à audição. No nariz, os cílios ajudam a drenar o muco da cavidade nasal até a garganta. O frio retarda esse processo de drenagem, e o muco que sobra seu corpo assopra pra fora. Membranas nasais inchadas ou condensação também podem causar uma “ranhada”.

8. CÉREBROS GRANDES CAUSARAM BOCAS MAIS LIMITADAS

Você deve se perguntar qual a utilidade de ter um dente do siso a não ser para dar dinheiro aos dentistas que os removem. Porém, há muito tempo atrás, os dentes do siso tinham uma utilidade: serviam para triturar carne. Mas quando nosso cérebro cresceu, nossa estrutura maxilar se modificou, fazendo com que nossa boca ficasse “superlotada”.

9. EU RIO, VOCÊ RI

Se alguém ao seu lado boceja, logo bate a vontade em você também. Com o riso acontece a mesma coisa: ouvi-lo estimula uma região do cérebro associada com movimentos faciais. O mimetismo tem um importante papel na interação social. Momentos como espirrar, rir, chorar e bocejar podem ser uma forma de criar fortes laços sociais dentro de um grupo.

10. SUA PELE TEM QUATRO CORES

Toda pele, sem cor, parece branco cremoso. Os vasos sanguíneos perto da superfície da pele adicionam um toque de vermelho. Um pigmento amarelo também acrescenta tonalidade à pele. Finalmente a melanina, criada em resposta aos raios ultravioleta, aparecem em grandes quantidades nos negros. Estes quatro pigmentos misturados em diferentes proporções criam as cores de pele de todos os povos da Terra. [LiveScience]

http://hypescience.com/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-voce/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

2 comentários: