domingo, 18 de julho de 2010

Homens também ficam grávidos


E, não, não é um novo filme de Arnold Schwarzenegger. Mas homens, apesar de não passarem pelo processo de gestação, ficam “grávidos” – sua forma de agir e seu psicológico muda por causa da espera e da chegada do bebê.

No ano passado, pesquisas indicaram que o “hormônio do amor e do carinho”, a oxitocina, fica em maiores níveis nos homens que vão ser papais. E esse hormônio também indica o comportamento dos homens em relação aos filhos: quanto mais oxitocina no organismo, mais eles brincam e passam tempo com o bebê.

Mas o aumento da oxitocina não é a única mudança hormonal que acontece nos pais. Os níveis de testosterona, o hormônio masculino, caem – de acordo com especialistas isso acontece para que eles se concentrem em suas famílias. Testes provaram que homens com mais testosterona dão menos atenção aos seus filhos.

O hormônio prolactina, conhecido por aumentar nas mulheres no período de amamentação, também fica mais presente no organismo masculino após o nascimento de uma criança. Homens com maiores níveis de prolactina ficam mais alertas aos seus filhos e mais responsáveis na criação dos bebês.

Essas são as mudanças hormonais normais em homens. Mas você sabia que o filme de Schwarzenegger não está tão fora da realidade? Existe um diagnóstico controverso chamado “síndrome de Couvade” no qual o homem ganha peso, têm insônia, dores de estômago e até mesmo enjôos matinais. [NewScientist]

http://hypescience.com/homens-tambem-ficam-gravidos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário