sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sexo estimula o crescimento do cérebro


Quer uma boa razão para fazer sexo? Você pode ficar mais inteligente com isso. Pelo menos é o que pesquisas com ratos mais “ativos” mostram.

Ratos sexualmente ativos também eram menos ansiosos do que os virgens, de acordo com os cientistas da Universidade de Princeton responsáveis pela descoberta.

Descobertas anteriores mostraram que experiências desagradáveis poderiam interromper o crescimento cerebral em adultos. Para descobrir se experiências boas possuíam o efeito contrário, os pesquisadores estudaram os efeitos do sexo nos ratos.

Eles colocavam fêmeas disponíveis na mesma gaiola que machos. Para alguns machos as visitas ocorriam todos os dias durante duas semanas. Para outros apenas uma vez a cada duas semanas. Então eles mediram os níveis de hormônios de stress no sangue dos roedores– os mesmos ligados às experiências desagradáveis.

Os ratos que fizeram menos sexo tinham altos níveis de hormônios relacionados ao stress.

Quando comparados com ratos virgens, os machos sexualmente ativos tinham um maior número de neurônios no hipocampo – parte do cérebro ligada à memória. O número de conexões entre as células cerebrais nesses ratos também era maior.

Ainda comparando os sexualmente experientes com os virgens, os “escolados” eram menos ansiosos. Quando colocados em um novo ambiente eles não eram tão desconfiados e se alimentavam de uma forma normal, enquanto os virgens ficavam ansiosos e demoravam para se acostumar com a nova gaiola. [LiveScience]

http://hypescience.com/sexo-estimula-o-crescimento-do-cerebro/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário