domingo, 18 de julho de 2010

Desnutrição pode causar artrite


A artrite é atribuída ao gasto que as juntas têm com a idade, por isso idosos sofrem mais com a doença. Mas agora cientistas acreditam que a desnutrição nos primeiros estágios de vida pode contribuir para o desenvolvimento da artrite.

Mas trabalho de pesquisa não foi feito nos tradicionais ratos de laboratório e sim em um animal muito maior e certamente inusitado: alces.

Acredite ou não, o estudo durou 50 anos e revelou que os alces sofrem com a artrite da mesma forma que os humanos. Os resultados fizeram que a doença nos humanos também fosse reexaminada.

A osteoartrite, forma da doença que causa o desgaste da cartilagem, fazendo com que os ossos se toquem e acabem ficando cada vez mais gastos, causando muita dor, acontece tanto em alces quanto em humanos.

Três gerações de cientistas analisaram 4 mil ossadas de alces e concluíram que a osteoartrite é letal para eles, já que os impede de fugir de lobos e de se movimentar direito. Examinando o tamanho dos ossos dos alces eles perceberam que a maioria devia ter apresentado desnutrição na infância.

Isso fez com que eles desenvolvessem ossos mal formados e mais propícios ao desenvolvimento da osteoartrite.

Essa descoberta pode esclarecer os motivos da osteoartrite ter se tornado mais comum nos humanos depois que passamos a cultivar verduras para a alimentação e não nos alimentarmos tanto com carne. Nossos ossos também não se formam corretamente se não temos uma alimentação adequada, o que facilitaria o desenvolvimento da doença. [LiveScience]

http://hypescience.com/pesquisadores-descobriram-que-a-desnutricao-pode-causar-artrite-–-pelo-menos-em-alces/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário