domingo, 18 de julho de 2010

Ventilador de teto repele mosquitos


Se você vive em um lugar com temperaturas altas, deve estar cansado da batalha que é travada todo verão entre você e os mosquitos que circundam as casas, tiram nosso sangue e atrapalham nosso sono. Os repelentes de spray, creme ou de pastilha (as famosas “tomadinhas”), até são eficazes, mas são tóxicas e dão um trabalho danado.

Pois pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) têm uma excitante novidade para você: uma simples claraboia que permita ventilação, ou um ventilador de teto, pode ajudá-lo a se livrar dos insetos. Muito mais barato que o ar-condicionado (que pode, além disso, espalhar ácaros pelo ambiente e deixar toda uma equipe de trabalho gripada em apenas uma tarde), o ventilador te livra dos mosquitos por duas razões: a primeira, óbvia, é que lança correntes de vento sobre os insetos, atrapalhando suas abordagens aéreas sobre nossas peles. Além disso, ele espalha o dióxido de carbono que exalamos a cada respiração, o que é um dos principais componentes químicos que atraem os insetos.

Os cientistas de Michigan descobriram isso montando armadilhas para mosquitos e avaliando a atração do CO2 sobre eles. Quanto mais dióxido de carbono eles soltavam no ambiente, mais mosquitos eram atraídos. Portanto, se você estiver pensando em novas estratégias para combater os mosquitos no próximo verão, já sabe: ventilar seus aposentos é uma boa pedida. [The New York Times]

http://hypescience.com/ventilador-de-teto-repele-mosquitos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário