Uma das várias formas de sinestesia, em que as pessoas experimentam letras ou números em cores, pode ser treinável. A pesquisa que descobriu isso também indica como desenvolver essas características.
Pesquisadores pensavam que sinestesia seria um componente genético, mas algumas pessoas disseram experimentá-la durante a hipnose. Portanto, um novo estudo surgiu para descobrir se seria possível adquirir sinestesia através de treinamentos.
Para testar a ideia, os investigadores pediram para voluntários lerem um romance em que certas letras eram sempre escritas em vermelho, verde, azul ou laranja.
Antes e depois de lerem o romance, os voluntários realizaram um teste de “aglomeração sinestésica”, no qual eles tinham que identificar uma letra no meio de uma grade de letras pretas que rapidamente piscavam em uma tela. Quando a letra que eles tinham que identificar era uma daquelas coloridas, o desempenho dos voluntários foi melhor.
As pessoas que haviam lido o romance com as letras coloridas tiveram um desempenho melhor do que aqueles que leram em preto e branco. Ou seja, os que treinaram tiveram mais facilidade na realização do teste.
As descobertas da pesquisa sugerem que a sinestesia natural pode se desenvolver tanto como resultado de experiências da infância, bem como por causa da genética. [NewScientist]
Sem comentários:
Enviar um comentário