quarta-feira, 21 de julho de 2010

No Hospital Provincial de Quelimane. Falta vacinas para recém-nascidos


Maputo (Canalmoz) – O Hospital Provincial de Quelimane bem como os centros de Saúde daquela urbe encontram-se, presentemente, sem vacina BCG para administrar aos recém-nascidos. Trata-se de uma vacina obrigatória que previne a contaminação do bacilo da tuberculose.
De acordo com informações que chegaram ao Canalmoz, há duas semanas que as parturientes, após o parto, simplesmente recebem alta sem que aos seus bebés lhes tenha sido administrada a vacina BCG.

Entretanto, o Canalmoz confrontou o director do Hospital de Quelimane, Jorge Arroz, com esses dados. Arroz não se dignou a confirmar ou desmentir tais matérias, todavia alegou não ter informação sobre a falta dessa vacina. Prometeu averiguar e depois fornecer o ponto da situação ao Canalmoz, porém até ao fecho da presente edição, nada mais disse.
Enquanto isso, uma fonte do Hospital Provincial de Quelimane insistiu com o Canalmoz e reafirmou que aquela unidade de saúde não tem a vacina. Assegurou que o director daquela unidade sanitária, Jorge Arroz, “sabe perfeitamente da falta de stock da vacina BCG, quer no hospital como também nos centros de Saúde a nível da cidade de Quelimane, bem como na província da Zambézia”.
Segundo informações que o Canalmoz apurou entretanto, provavelmente a vacina BCG voltará a ser administrada aos recém-nascidos a partir desta quinta-feira.

Director provincial
Por outro lado, o director provincial da Saúde na Zambézia, Alberto Baptista, quando confrontado pelo Canalmoz disse não poder confirmar se há ou não falta daquela vacina, quer no Hospital de Quelimane, como nos centros de Saúde. Alegou que não podia confirmar o caso, naquele momento, porque se encontrava numa cerimónia de transferência de poderes entre administradores num dos distritos que se escusou a mencionar.
“Posso falar sobre este caso depois da transferência de poderes ao administrador”, afirmou Alberto Baptista.

(Conceição Vitorino) 2010-07-21 07:04:00

Imagem: http://pombocommandioca.files.wordpress.com/2008/11/escola.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário