Com mais de 600 milhões de casos no mundo todo, o Vírus do Papiloma Humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais comum de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O vírus é mais transmitido para jovens adultos – um novo estudo, feito no Canadá, mostrou que 56% das universitárias que tinham algum tipo de relacionamento possuíam o vírus. A quantidade de pessoas com HPV é tão grande porque a maioria dos indivíduos não percebe que está infectado.
Em 90% dos casos não há sintoma algum e o sistema imunológico sozinho consegue “se livrar” da doença em alguns anos. No entanto, há mais de 40 tipos de HPV e alguns podem levar a condições mais sérias, como câncer cervical e verrugas genitais.
Cerca de 1% das pessoas sexualmente ativas desenvolve verrugas “lá” por causa do HPV. Elas normalmente aparecem alguns meses depois que o indivíduo foi infectado e, apesar de não poderem ser curadas, elas podem ser tratadas e desaparecer (o que não acaba com o risco de uma nova verruga aparecer).
O vírus pode ter, também, efeitos mais sérios. Foi descoberto que o HPV pode transformar células normais em células cancerosas – mas é impossível prever se o HPV realmente vai causar câncer ou não: isso varia e os cientistas ainda não sabem os motivos.
A melhor proteção contra a doença é uma vacina chamada de Gardasil – recomendada para meninas de
Sem comentários:
Enviar um comentário