domingo, 18 de julho de 2010

Auto-hipnose ajuda pacientes a controlar Síndrome de Tourette


Um novo estudo mostra que auto-hipnose ensinada através de vídeos pode ajudar adolescentes a controlar os tiques que caracterizam a Síndrome de Tourette.

Médicos da Case Western Reserve School of Medicine analisaram 33 pacientes com idades entre 6 e 19 anos. Depois de assistirem um vídeo que ensinava auto-hipnose quase todos os pacientes tiveram uma redução expressiva dos tiques.

Eles deveriam praticar técnicas de auto-hipnose três vezes por dia e depois responder a perguntas sobre sua percepção dos próprios tiques. Depois de 12 sessões do mesmo tratamento, os pesquisadores notaram que os pacientes haviam melhorado significativamente.

Esse tipo de terapia para controlar a Síndrome de Tourette é atrativa por não depender de substâncias químicas que, por serem muito fortes, podem trazer efeitos colaterais. O uso do vídeo também têm várias vantagens, incluindo um método padronizado para todos os pacientes.

O vídeo, além de ensinar a auto-hipnose, mostrava outra criança com Síndrome de Tourette, então o paciente podia visualizar seus sintomas e, automaticamente, ficava mais consciente dos seus tiques.

A Síndrome de Tourette é uma doença neurológica que se caracteriza por espasmos involuntários, tiques e reações muito rápidas. Normalmente, mostra seus sintomas em jovens de 5 a 18 anos. Estima-se que ela afete uma em cada 100 pessoas. [Web MD]

http://hypescience.com/auto-hipnose-ajuda-pacientes-a-controlar-sindrome-de-tourette/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE