Algumas escolas se esforçam para combater aquilo que os antigos chamam de “inimigos da aurora”: aulas começando cedinho, às vezes antes das sete e meia da manhã, e marcação cerrada sobre os atrasados. O mau humor que geralmente é apresentado por esses elementos, segundo uma pesquisa de umhospital no estado de Rhode Island (EUA), tem uma explicação: crianças e adolescentes ficam mais dispostos e chegam a termelhor rendimento se dormirem aquela meia horinha a mais.
Os pesquisadores agiram da seguinte forma: recrutaram 201 estudantes de Ensino Médio, em uma escola de Rhode Island, e alteraram o início das suas aulas das 8h para as 8h30, durante dois meses. Os felizes voluntários foram submetidos a questionários ao longo desse período.
A pesquisa descobriu uma série de números, jogados em forma de percentuais, para comparação:
· 54,7% dos estudantes, após os dois meses, relataram conseguir cumprir o ideal de oito horas de sono por noite, contra 16,4% do início do teste.
· O percentual de estudantes que disseram se sentir deprimidos ou tristes caiu de 65,8% para 45,1%.
· O número de jovens que diziam ficar mau-humorados durante o dia também diminuiu, de 84% para 62,6%.
· Visitas dos estudantes a hospitais ou enfermaria por sintomas relacionados ao cansaço passou de 15,3% para 4,6%.
· A duração média de uma noite de sono aumentou em 45 minutos.
· Além disso, os estudantes passaram a dormir 18 minutos mais cedo do que antes, em média.
Apesar desses números favoráveis, ainda há muita polêmica a respeito de se ajustar ou não os horários das aulas. Embora pareça que é vantajoso que os jovens possam acordar um pouco mais tarde, alguns especialistas desaconselham essa mudança de horário, alegando que com o tempo eles passariam a dormir igualmente mais tarde e a mudança perderia seu efeito positivo.
As manifestações para uma mudança, contudo, tem sido estimulantes no geral. O estudo referiu que a alegação de que os jovens dormiriam mais tarde é falsa, já que o tempo médio de sono aumentou. Ainda há muita resistência, mas algumas escolas de lá já estão dispostas a adiar em meia hora o horário de início das aulas. Os alunos agradecem. [WebMD]
Sem comentários:
Enviar um comentário