sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estilo de vida moderno causa mais dor de cabeça


Apesar da dor de cabeça e seus primos mais desagradáveis, como a enxaqueca, estarem por aí há muito tempo, estudiosos afirmam que a vida moderna pode ser mais adepta a trazer esse fardo para as nossas casas.

Crianças estão sobrecarregadas, adultos estão sobrecarregados, e essa vida ativa, na qual as pessoas não param um minuto, tem a sua culpa.

A tecnologia moderna, por exemplo, pode nos afetar. Crianças e adultos passam muito tempo no computador, na TV ou nas telas de dispositivos móveis e isso pode ser ruim para a cabeça. Um estudo descobriu que os adolescentes nórdicos que passaram mais tempo em computadores ou assistindo a TV tinham um risco maior do que o usual de ter dores de cabeça. O motivo parece ser a tensão de manter o corpo em uma posição por longos períodos de tempo. Outras pesquisas sugerem que música alta é um fator de risco de cefaléia.

Mas talvez o maior contribuinte para a dor de cabeça moderna é o estresse. Estresse e ansiedade podem causar dores de cabeça diretamente, talvez por perturbar os níveis químicos do cérebro. O estresse também leva a comportamentos que tornam mais provável a dor de cabeça, como má noite de sono e refeições puladas.

Estes efeitos do estresse podem ser de longa duração. De acordo com uma pesquisa, experiências negativas na infância levam a mais dores de cabeça na vida adulta. O abuso emocional é o mais forte gatilho – estressores adicionais na infância, tais como o divórcio dos pais ou membros da família viciados em drogas aumenta o risco ainda mais. Todo esse estresse precoce na vida basicamente muda o cérebro, e de maneiras que provavelmente não são reversíveis.

Existem dezenas de tipos de dores de cabeça, e ainda mais motivos que lhes causam. Algumas dessas dores são menores e na sua maioria inofensivas, como a ressaca após uma noite de bar. Outra, como a dor de cabeça súbita e grave, pode ser um sinal de emergência médica, como sangramento em torno do cérebro.

Os médicos alertam: drogas preventivas podem parar dores de cabeça freqüentes, e analgésicos podem aliviar uma dor de cabeça no momento em que ela lhe aflige, mas o ideal é simplesmente “desacelerar”, o que tem ajudado muita gente. Arrumar um tempo para não fazer nada é o melhor remédio. [LiveScience]

http://hypescience.com/estilo-de-vida-moderno-causa-mais-dor-de-cabeca/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário