quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ansiedade pode piorar a situação de pacientes cardíacos


Uma pesquisa descobriu que a ansiedade aumenta a probabilidade de pacientes com problemas cardíacos de sofrerem infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.

Pesquisadores já haviam encontrado uma associação entre a depressão e o risco de ataques cardíacos, derrames e outros eventos cardiovasculares em pacientes ansiosos, e descobriram que os menos saudáveis, especialmente os que não praticavam atividade física, eram mais suscetíveis a entrar em depressão.

Como a ansiedade está estreitamente relacionada com a depressão, os cientistas decidiram olhar para os resultados de pacientes com transtorno de ansiedade generalizada.

O estudo incluiu 1.015 pacientes, 106 dos quais muitos ansiosos. Todos tinham doença cardiovascular estável.

Durante os seis anos de análise, 371 eventos de ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca, ou morte ocorreram entre os participantes do estudo. Quase 10% das pessoas com transtorno de ansiedade generalizada tiveram um evento cardíaco em um determinado ano, em comparação com cerca de 7% sem a desordem. Ou seja, o risco em pacientes ansiosos é 74% maior.

Ainda não há um esclarecimento para essa relação. Os investigadores propuseram fatores como depressão, falta de atividade física, não ter medicamentos prescritos, não procurar cuidados preventivos e inflamação. Uma explicação possível são surtos de hormônios devido à ansiedade.

O estudo deve ser usado para sinalizar grupos de risco particularmente elevado devido à presença de transtorno de ansiedade em pacientes cardíacos, para que a avaliação e o tratamento da ansiedade também possam ser considerados parte dos cuidados de pacientes com doenças cardíacas. [Reuters]

http://hypescience.com/ansiedade-pode-piorar-a-situacao-de-pacientes-cardiacos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário