sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sacolas reutilizáveis podem fazer mal a saúde


Segundo uma nova pesquisa, apesar de não poluírem o meio ambiente, as sacolas de pano reutilizáveis que se tornaram moda nos últimos anos escondem uma toxina que pode envenenar os alimentos.

Testes feitos nas sacolas de clientes de mercado mostraram que metade das sacolas analisadas continha E. coli, uma toxina letal que envenena os alimentos. Outras continham salmonela.

De acordo com os cientistas, a culpa não é das sacolas em si, mas dos usuários, que não percebem que elas precisam ser lavadas regularmente e com água bem quente, para matar qualquer substância que tenha sido transmitida por um produto armazenado lá e que possa ser repassada para outros alimentos.

Os testes foram feitos por especialistas da Universidade do Arizona em sacolas de 84 pessoas de cidades diferentes. Os resultados mostraram, também, que quanto mais quente era o clima da região, maiores eram as chances da sacola reutilizável estar contaminada.

Uma enquete feita posteriormente mostrou que 97% das pessoas que usam as sacolas ecológicas nunca nem pensou em lavá-las. Como a maior parte delas é feita de juta ou de polipropileno, tecidos grossos, elas podem armazenar muitas toxinas, bactérias e até pequenos insetos – basicamente, coisas que você não quer na sua salada.

E você? Já lavou sua sacola reutilizável hoje? [Telegraph]

http://hypescience.com/sacolas-reutilizaveis-podem-fazer-mal-a-saude/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário