sexta-feira, 16 de julho de 2010

Use o cérebro para enganar o estômago e emagreça


Pessoas que travam uma batalha diária contra a balança sabem muito bem como é difícil resistir às tentações de guloseimas que nos envolvem. Se você por ventura se excede e joga a culpa nos malditos doces e massas que lhe exigiram atenção, perdoe-se um pouco: seu cérebro é o verdadeiro mentor dessa atração.

Cientistas de Maryland (EUA) estão cada vez mais convencidos de que a luta contra o excesso de peso é uma batalha que se vence no cérebro, e não propriamente no estômago, daí a necessidadede buscar novas técnicas mentais para ajudar pessoas com esse problema. A origem para a nossa, digamos, atração por alimentos altamente calóricos, segundo pesquisadores, remonta à pré-história, quando o homem acordava todos os dias com uma única preocupação na cabeça: conseguir algo para comer.

Nessa luta diária pela sobrevivência, o homo sapiens foi aprendendo a dar preferência a alimentos calóricos, que podem nos deixar alimentados de maneira mais eficaz. Essa é a raiz de nossa predileção por comidas que, hoje em dia, são verdadeiras heresias para o padrão de beleza e bem-estar corporalque a sociedade moderna criou.

Nós sentimos necessidade de comer devido à Grelina, o chamado “hormônio da fome”. A Grelina é secretada pelo pâncreas e é levada ao cérebro através de neurotransmissores, avisando à nossa mente que precisamos nos alimentar. O problema é que nosso organismo aprendeu, ao longo dos anos, a desejar alimentos calóricos, tais como chocolates, bolos e outras coisas gostosas cheias de carboidratos, sem a necessidade desse “aviso prévio” da Grelina. É por isso que cometemos uns deslizes nos regimes.

O cérebro passa a ver os doces como uma espécie de “remédio”: se você está ansioso, é ativado o desejo por carboidratos, se você está estressado, é ativado esse mesmo desejo, se está triste, se está nervoso… o alimento calórico nos preenche mentalmente ainda que o estômago não necessite. Esse é o grande desafio de quem luta contra a balança: dominar a mente. [msnbc]

http://hypescience.com/use-o-cerebro-para-enganar-o-estomago-e-emagreca/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário