domingo, 11 de julho de 2010

Gelo não é apenas água sólida


Você acha que o gelo é apenas água congelada? Você está errado.
É muito difícil fazer puro gelo, mesmo em laboratório. A maioria das formações de gelo, especialmente em condições naturais, inclui todos os tipos de produtos químicos e partículas – e isso afeta suas propriedades.

A formação e o derretimento do gelo são influenciados por vários fatores. Um exemplo é quando uma placa de gelo fino é coberta por neve. A placa irá abaixo sob o peso da neve. E quando a neve derrete, a camada de gelo vai deixar uma piscina de degelo.

Essa piscina adquire a forma de uma lente. Nesse momento, o gelo está sob tensão. Logo que sai do degelo – através de um furo derretido, um buraco – a tensão será aliviada de repente. Logo, várias fendas surgirão, como resultado de choques mecânicos.

O fenômeno de padrões estranhos no gelo tem sido investigado, mas não há conclusões definitivas. Existem várias teorias para explicar casos específicos.

Saiba mais sobre o gelo em: [Science2.0]

http://hypescience.com/gelo-nao-e-apenas-agua-solida/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário