domingo, 18 de julho de 2010

Exposição à fumaça de cigarro influencia as funções dos nossos genes


Cientistas descobriram que a exposição à fumaça do cigarro pode alterar a expressão dos genes, ou seja, o processo pelo qual as informações de um gene são convertidas em estruturas e funções de uma célula.

Estas alterações parecem ter uma influência negativa sobre o sistema imunológico, e um forte envolvimento em processos relacionados com câncer, morte celular e metabolismo.

As mudanças foram detectadas através do estudo da atividade dos genes dentro das células brancas do sangue de 1.240 pessoas que participaram do estudo. Os cientistas identificaram 323 genes cuja expressão original foi significativamente correlacionada com o comportamento de fumar.

Os resultados indicam que não apenas genes individuais, mas redes inteiras de interação entre genes são influenciadas pelo cigarro.

Os pesquisadores dizem que é provável que este efeito observado do tabagismo na transcrição dos genes tem implicações maiores para o risco de doenças humanas, especialmente em relação ao aumento do risco de uma grande variedade de tipos de câncer em todo o corpo como resultado da exposição à fumaça de cigarro.[ScienceDaily]

http://hypescience.com/exposicao-a-fumaca-de-cigarro-influencia-as-funcoes-dos-nossos-genes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário