quinta-feira, 8 de julho de 2010

O poder de cura do alho. O alho na sua vida


Voçê já parou para pensar como o alho está presente na sua vida? Ele serve como tempero,remédio,enfim, é peça integrante e indispensável da nossa cozinha. Por isso,deixe todos os preconceitos de lado e aproveite ao máximo os poderes desse incrível alimento medicinal.

http://guiadolar.blogspot.com/2009/07/o-poder-de-cura-do-alho.html

Origens
A maioria dos estudos indicam a àsia como local de origem do alho.Acredita-se que esse alimento tenha surgido no deserto da Sibéria e foi levado para o Egito por tribos asiáticas nômades. Dali seguiu par o extremo orinete através das rotas do comércio com a Índia, e depois chegou á Europa, onde se espalhou para o resto do mundo com a colonização européia.
Desde quando?
As origens do alho remontam a mais de 6 mil anos a.C, ou, até mais, se pensarmos na visão maometana de Satã sendo expulso do Paraíso,com alhos brotando da pegada esquerda.
Uso medicinal
Desde quando o alho é usado como remédio? Não se sabe ao certo. Porém, pesquisadores descobriram que antes de Cristo a humandidade já conhecia os poderes medicinais desse alimento. Cientistas encontraram desenhos em cavernas que provam que o alho já era usado por diversos povos primitivos. Os desenhos encontrados datam de 3 mil anos antes de Cristo e foram feitos por povos Babilônicos, chineses,gregos e romanos.

O amor dos mediterrâneos pelo alho
Para os povos do mediterrâneo, o alho é um alimento essencial. Foram eles os primeiros a introduzir esse vegetal na culinária, como tempero e em forma de saladas. Pesquisas recentes estima que os povos do mediterrâneo são os maiores consumidores de alho do mundo.
Sagrado para gregos e romanos
Os gregos usavam o alho para invocar algumas divindades, eles (os gregos) ofertavam alho em altares para gradecer ou pedir graças aos seus deuses. Já para os romanos, o alho era fonte inesgotável de força.
Na Roma antiga, esse alimento era dado aos trabalhadores-com o intuito de aumentar a força física, jà que esses passavam muitas horas ao sol escaldante e necessitavam de energia - e aos soldados - para incitar os atos de coragem durante as batalhas.
DEFESA NAS GUERRAS
Durante a Guerra Mundial, houve um grande aumento no consumo de alho no mundo. Acredita-se que esse vegetal tenha salvado milhares de vidas nos campos de batalha,pois era usado como antibiótico. As feridas eram cobertas com compressas feitas de gazes ensopadas com suco de alho até que os soldados fossem levados aos hospitais. Além disso, os soldados recebiam esse alimento como complemento nas refeições, o que pode ter contribuído para o fortalecimento do sistema imunológico econsequente defesa do organismo.
A CURA COM O ALHO
ABCESSOS - (Inflamação causada por acúmulode pus) - Deixe 5 dentes de alho descascados de molho em 3 colheres (sopa) de azeite de oliva por 1 hora. Em seguida, amasse bem e coloque a mistura em uma gaze. Aplique na região afetada fazendo compressas de 20 minutos 4 vezes por dia.
OBS: Isso também pode ser usado para curar furúnculos e ferimentos inflamados.
ÁCIDO ÚRICO - Amasse um dente de alho crú, coloque em 1 copo com água e deixe descansar durante 5 horas. Coe e tome 1 xícara (chá). Faça isso 2 vezes ao dia.
ARROTO - Com o cabo de uma colher, amasse 3 dentes de alho e deixe de molho em 1 copo com água durante 8 horas. Coe e tome 4 colheres (sopa) 30 minutos após o almoço e o jantar.
ATEROSCLEROSO - Inclua 3 dentes de alho crús e piacdos nas suas refeições, 3 vezes por semana durante 3 mêses. Tente também tomar 3 cápsulas de óleo de alho por dia. Voçê encontra essas cápsulas em grande parte das farmácias convencionais.
ASMA - macere 4 dentes de alho, adicione o suco puro de limões e 15 gotas de própolis. Misture bem e tome 3 colheres (chá) a cada 6 horas.
INFLAMAÇÃO NA BEXIGA - Amasse 5 dentes de alho e deixe de molho por 15 minutos em uma mistura feita com o suco de um limão e a mesma quantidade de água. Tome 3 colheres (sopa) 2 vezes por dia.
BRONCO PNEUMONIA - Em uma xícara misture 4 dentes de alho amassados, 1 xícara (chá) de suco de limão puro e 30 gotas de própolis. Tome 3 colheres (sopa) a cada 8 horas.
BRONQUITE - Coloque 2 dentes de alho socados em uma xícara (chá) de leite fervente. Abafe por 5 minutos e tome 1 xícar (chá) 2 vezes ao dia. Tnete também nos momentos de crise de bronquite, mastigue 2 ou 3 dentes de alho crús.
CALOS - Macere 1 dente de alho e misture com 1 colher (chá) de azeite de oliva. Aplique sobre os calos e cubra com uma gaze ou um pano limpo bem fino. Faça isso 3 vezes ao dia até sumirem os calos.
CÓLERA - Amasse 2 dentes de alho e deixe de molho em 1 liro de água por 3 horas. Tome uma xícara de (chá) a cada 8 horas.
COLESTEROL - Consuma 1 dente delaho cru por dia. Para facilitar e inibir o sabor, corte o alho em rodelas emisture em uma salada de sua preferência.
CORIZA - Pegue 3 dentes de alho e amasse bem. Deixe de molho em um litro de água por 6 horas. Tome 3 xícaras (chá) por dia, acrescentando 20 gotas de própolis a cada xícara.
DEPURATIVO DO SANGUE - Macere 4 dentes de alho e deixe de molho em 1 litro de água durante 6 horas. Coe e tome 3 xícaras (chá) dessa água por dia.
DERRAME CEREBRAL - Amasse 3 dentes de alho e deixe de molho em 1 copo por 2 horas. Tome essa mistura 30 minutos antes do almoço.
DIABETE - Pegue 05 dentes de alho amassados e deixe de molho em 01 litro de água durante 08 horas . Tome 04 xícaras (Chá) dessa água todos os dias, deixando inetrvalo de 04 horas entre uma xícara e outra.
DIFTERIA - Amasse 03 dentes de alho e deixe de molho em 01 litro de água por 04 horas. Tome 01 xícara (chá) a cada 06 horas.
DORES DE OUVIDO - Ferva 02 colheres (sopa) de azeite de oliva com 01 dente de alho macerado. Espere amoranr, umedeça 01 pedaço de algodão na mistura e aplique quando esfriou.
DORES DE GARGANTA - Coma 02 dentes de alho crus todos os dias. Ele (o alho) matará as bactérias e virus que causam infecção nessa região.
DORES NO ESTÕMAGO - Coma 01 dente de alho bem piacadinho durante todas refeições, todos os dias.
ESTRESSE - Amasse 03 dentes d alho e deixe de molho em 1/2 litro de água durante 6 horas. Coe e beba 03 xícara (chá) dessa água diariamente.
FEBRE - Pegue 03 dentes de alho e coloque de molho por 08 horas em 01 litro de água. Beba 01 xícara (chá) a cada 06 horas.
FERTILIDADE - Inclua alho-poró cru ou cozido nas refeições diárias (almoço e jantar).
FRIEIRA - Amasse 03 dentes de alho e deixe de molho em 01 copo com áfua por 10 horas. Lave as partes afetadas com essa mistura, esfregando bem.
FURÚNCULO - Cozinhe 01 dente grande de alho com 01 colher (sopa) de açúcar e 1/4 xícara (chá) de água. Faça um cataplasma e aplique sobre o furúnculo, deixando agir por 30 minutos.
GRIPE - Consuma alho cru em saladas. Use como tempero, misturando com suco de limão e cebola picada.
HEMIPLEGIA - (paralisia de um dos lados do corpo) - Junte 02 dentes de alho amassados ao suco puro de limão, coe e tome 03 colheres (sopa) 02 vezes ao dia.
HIDROPSIA - (inchaço causado por acúmulo anormal de líquido no stecidos ou cavidades do corpo) - Macere 03 dentes de alho e deixe de molho em 1/2 durante 06 horas.m Coe e tome 01 xícara (chá) de 3 em 3 horas.
HIPERTENÇÃO ARTERIAL - Pegue 04 dentes de alho moídos ou macerados e junte a 01 xícara (chá) de água. Leve ao fogo até ferver. Desligue e espere esfriar. Coe e tome uma xícara (chá) a cada 12 horas.
IMPINGE(Doença de pele) - Amasse 02 dentes de alho e deixe de molho por 06 horas em um copo com água. lave as feridas com essa mistura várias vezes ao dia.
INCHAÇO - Macere 03 dentes de alho e deixe de molho em 01 litro de água durante 06 horas. Coe e tome 01 xícara (chá) a cada 03 horas.
INFLAMAÇÃO NA BEXIGA - Pegue 05 dentes de alho e amasse com o cabo de uma colher. Deixe de molho em um suco feito com um limão e 01 copo com água. Tome 01 xícara (chá) 02 vezes ao dia.
INFLAMAÇÃO NA GARGANTA - Junte 01 dente de alho batido, o suco de limão, 01 copo com água e 01 colher (sopa) de mel de abelhas. Misture tudo e faça gargarejos de 05 minutos a cada 06 horas.
INSÔNIA - Pegue 03 dentes de alho pequenos de alho amasse. Misture esse alho com 01 copo de leite morno. Misture bem e coe. Tomero leite 20 minutos antes de se deitar.
MALÁRIA - Com o cabo de uma colher, amasse 05 dentes de alho. Deixe de molho durante 06 horas em 01 litro com água. Coe e beba 01 xícara (chá) a cada 04 horas.
MEMÓRIA - (fortaleça) - Tome 03 cápsulas, ao dia, de óleo de alho. Voçê encontra essas cápsulas na maioria das farmácias.
PICADAS DE INSETO - Soque bem 01 dente de alho e aplique sobre o local afetado, isso fará com que o odor e a coceira provocados pela picada sejam rapidamente amenizados.
PLEURISIA - (Inflamação de membrana pulmonar) - Bata, no liquidificador, 05 dentes de alho, 05 folhas de agrião, 01
RESFRIADO Pegue 01 dente de alho macerado, 01 pedaço pequeno de gengibre e 01 limão. Coloque tudo para ferver em uma panela. Adoce com mel de abelhas. Tome quente e deite-se debaixo de um cobertor para suar.
RINITE -Torre 6 dentes de alho. Inale a fumaça e deixe que a coriza escorra, esvaziando as cavidades da face.
SARNA - misture 01 dente de alho amassado com 01 colher(sopa) de óleo de Oliva.Esfregue a mistura no local afetado.
SÍFILIS - Inclua 03 dentes de alho crus nas principais refeições (almoço e jantar).
SINUSITE - Torre 04 dentes de alho em uma frigideira e inale a fumaça até a coriza começar a escorrer.
INFECÇÕES CAUSADAS POR FUNGOS - Amasse 03 dentes de alho. Acrescente 01 copo de água, misture e deixe de molho por 02 horas. Lave as regiões afetadas 02 vezes ao dia.
TOSSE (INFANTIL) - Pegue 03 colheres (sopa) de alho macerado e ferva em 1/2 litro de água. Dê 01 colher (sobremesa) a cada 03 horas para a criança.
TOSSE (adulto) - Pegue 08 colheres (sopa) de alhomacerado e ferva em 1/2 litro de água. Tome 01 colher (sopa) a cada 03 horas.
UNHEIRO - Amasse 06 dentes de alho, esquente em 02 colheres (sopa) de azeite de oliva e faça compressa local. cubra com gaze e deixe agir por 15 minutos. Faça isso 02 vezes ao dia.
VARÍOLA - Pegue 03 dentes de alho e amasse com o cabo de uma colher. Deixe de molho por 05 horas em 01 copo com água. Coe e tome 01 xícara (chá). Repita 02 vezes ao dia.
VERMES INTESTINAIS - macere 02 dentes de alho com um pouco de açúcar em 01 copo com leite morno. Coe e tomre 01 xícara (chá) de manhã, em jejum.
VERRUGAS - Amasse 03 dentes de alho e deixe de molho por 05 horas em 01 copo com água. Lave a região afetada 05 vezes ao dia.
XAROPE EXPECTORANTE - Faça uma mistura com 01 copo de gengibre ralado e 01 copo de alho amassado e coloque em uma garrafa. Adicione 02 xícaras (chá) de qualquer bebida destilada (pode ser cachaça) e complete o restante da garrafa com mel de abelhas. Lacre com uma rolha e guarde em local seco e escuro por 06 mêses. Após esse período, tome 01 colher (sopa) desse xaropea cada 06 horas.
ALHO PARA A SAÚDE DOS CÃES - COmer alho cru diariamente faz bem também para os cães. O alho combate bactérias, vìrus e parasitas nocivos, além de fortalecer os sistemas cardiovasculares e imunológico dos animais. Acrescente 1/4 de alho cru bem picado para cada 4,5 Kg de peso do cão.
DICAS ESPECIAIS
Quantas vezes voçê deixou de utilizar alho para não ficar com as mãos exalando esse tempero? Ou comprou o produto pronto picado sem saber que é possível fazer uma conserva caseira mais saborosa do que a industrializada ? Voçê acha difícil descascar alho ? Descubra aqui diversas soluções que irão facilitar sua relação com o alho.
TIRAR CHEIRO DAS MÃOS - Coloque as maõs de baixo de uma torneira com água corrente e esfregue-as em uma colher de aço inoxidável até o odor sair.
- Esfregue as mõs com um punhado de açucar.
- Lave as mãos com uma solução feita com água e algumas gotas de amoníaco.
- Esfregue as mãos com um tomate maduro.
- Lave as mãos com suco puro de limão e enxague bem. Cuidado: embora esse procedimento seja muito eficaz, é necessário lavar bem as mãos com água e não se expor ao sol em seguida para evitar que as mãos fiquem manchadas.
- Esfregue talos de salsa fresca nas mãos e nexague com água.
OBJETOS SEM ODOR
- Para retirar o cheiro de alho que fica na tábua de carne, esfregue um pedaço de limão ou pasta de água com bicarbonato e enxágue em seguida.
HÁLITO FRESCO
Se voçê ingeriu alho e está incomodado com o o dor que permanece na boca, tente essas dicas:
- Tome um copo de leite puro.
- Morda grãos de café torrado.
- Esfregue açúcar na boca.
- Tome uma xícara de algum chá de sua preferência ou café.
MAIS SABOR AO BIFE Á MILANESA - Para dar mais sabor ao seu bife á milanesa, experimente picar e amassar alguns dentes de alho e misturar á farinha de rosca.
DESCASQUE FACILMENTE - Deixe os dentes de alho de molho em água por 10 minutos antes de usar. Assim, as cascas se soltaraõ facilmente e não ficará o odor nas mãos. Coloque os dentes de alho no microondas, em potência alta, de 15 a 30 segundos. A casca se soltará por completo.Mergulhe os dentes de alho rapidamente em água fervente. As cascas se soltarão com uma facilidade incrível.
TEMPERO PRÁTICO - Amasse vários dentes de de alho com sal e guarde num pote fechado, na geladeira. Assim, quando precisar, já estará pronto o tempero.
MAIS SABOR ÁS RECEITAS - Para deixar suas saladas mais saborosas, esfregue um dente de alho na saladeira. Para deixar seus assados com aquele gostinho especial, passe dentes de alho por toda parte interna da assadeira. Soque ou amasse bem um dente de alho e adicione á massas podres de pastélões, tortas e empanadas. Isso dará um sabor especial á suas receitas.
EXAGEROU NA QUANTIDADE? - Se errou a mão e colocou muito alho na comida, não se desespere. Coloque talos de salsa fresca dentro da panela e leve novamente ao fogo por alguns minutos para que o sabor seja absorvido pela comida.
jailzaalcantara@hotmail.com/
jailzaalcantara@ig.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário