E continuam descobrindo benefícios de se beber água. Já se sabe que o precioso líquido representa 70% da constituição do corpo humano e controla algumas funções vitais, como o controle da temperatura e o bom funcionamento da maioria dos órgãos. Mas a água vai além disso. É o que afirmam pesquisadores de um hospital-universidade dos Estados Unidos (Vanderbilt University), numa descoberta nova: a água pode regular a pressão sanguínea.
A base da descoberta foi feita após relatos de pacientes durante os últimos dez anos, em que se constatou, após comparação de exames, que o consumo individual de água estava relacionado com oscilações na pressão arterial. A coisa funciona da seguinte maneira: a água acelera a atividade do sistema nervoso simpático (que está relacionado ao controle de vários órgãos) o que faz os vasos sanguíneos se contraírem. Com essa contração, aumenta a velocidade com que o sangue corre pelos vasos, e com isso, sobe a pressão.
É claro que não é uma alteração brusca e acentuada, a água faz a pressão subir bem de leve. Justamente por isso, afirmam os médicos, ela é uma vantagem: não chega a causar nenhum prejuízo para quem sofre de pressão alta, mas pode ser muito importante para os que padecem com pressão baixa.
Eles afirmam que o simples cuidado de tomar 400 ml de água antes de doar sangue reduz, em pelo menos 20%, as chances de desmaiar depois da doação. Isso é importante, dizem os pesquisadores, já que geralmente aqueles que chegam ao posto de coleta com boa vontade nunca mais voltam a doar sangue se desmaiarem por causa disso.
E os pesquisadores afirmam que a água deve ser bebida pura. Ironicamente, misturá-la com sal (que também exerce, sozinho, um acentuado aumento na pressão) anula esse efeito. Isso foi descoberto a partir de testes com ratos. Outros benefícios, tais como perda de calorias, também podem estar relacionados ao consumo de água. Isso acontece porque o crescimento de atividade no sistema nervoso simpático (responsável pela subida na pressão) também implica em maior gasto energético, já que acelera o metabolismo. [Science Daily]
Sem comentários:
Enviar um comentário