segunda-feira, 31 de maio de 2010

Anorexia e o cérebro


Temos uma notícia boa e uma ruim, qual você quer ouvir primeiro? A ruim? Então lá vai: a anorexia causa diminuição do cérebro. A boa? Isso é reversível.

Para quem sempre esteve de bem com o prato e com a balança, sem preocupações, a anorexia é uma famosa disfunção alimentar do século XXI, na qual a pessoa come menos do que o necessário para ser saudável, por pensar estar acima do peso. As consequências desse problema vão além do sistema digestivo: depressão, problemas nos dentes, diminuição da libido, problemas de crescimento e, sim, danos à massa cinzenta.

Mas um estudo da Universidade Yale descobriu que esses danos são reversíveis. Eles acompanharam pessoas que haviam se curado da anorexia um ano antes, e todos os problemas neurais decorrentes da anorexia tinham sido reparados. Eles compararam 32 mulheres anoréxicas com 21 saudáveis, das quais tiraram ressonâncias magnéticas. As 32 anoréxicas iniciaram um tratamento para ganhar peso durante um mês, e o volume da massa cinzenta foi subindo ao longo dos meses, até se estabilizar em níveis quase normais. O volume médio de massa cinzenta de um adulto é saudável é 680 ml. No início do tratamento, as anoréxicas apresentavam 648 ml. Depois de um mês, a média subiu para 663 ml.

Em tempo: a massa cinzenta fica na superfície do cérebro (o córtex), e não deve ser confundida com a massa branca, que, grosso modo, é o cérebro “propriamente dito”. Mesmo assim, estudos mostram que há também diminuição real no tamanho do cérebro em casos avançados de anorexia. Mas aí já é outra história… [Live Science]

http://hypescience.com/anorexia-e-o-cerebro/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário