quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conheça a célula sintética, de mil e uma utilidades


O instituto fundado por um dos pesquisadores do Genoma Humano, Craig Venter, criou um organismo com DNA sintético no último dia 20. A célula sintética foi feita totalmente com DNA desenvolvido pelos cientistas, e é capaz de viver normalmente e se reproduzir. Segundo os coordenadores da pesquisa, a célula sintética pode ter vários usos.

Os cientistas podem “separar” as funções que ocorrem dentro de uma célula natural, podendo estudá-la melhor e desvendar mistérios ainda não solucionados na genética. Estes mistérios não solucionados são um empecilho, por exemplo, no combate ao câncer, que é puramente celular, mas ainda há muito de desconhecido em torno dele. Ainda no campo das doenças, a célula permitirá “esclarecer” a causa de algumas. A origem de certos problemas de saúde é difícil de detectar porque vários processos acontecem na célula ao mesmo tempo, cruzando-se. Mais uma vez, a possibilidade de analisar cada coisa em separado é uma vantagem da célula sintética.

Além disso, as células sintéticas podem recriar os organismos vivos que têm os genes de organismos já extintos, até mesmo dos primeiros seres que habitaram o planeta. Isso pode abrir portas para compreender aspectos sobre o surgimento da vida na Terra, que também são um mistério.

Embora ainda seja um projeto para o futuro, os cientistas também esperam que seja possível dar à luz organismos já extintos com as células. Reconstruindo o genoma das espécies que não existem mais, seria possível criar vida a partir de fósseis. As primeiras pesquisas nesse sentido já começaram.

E com o desenvolvimento nessa área, mais uma questão pode deixar de ficar apenas na teoria: a evolução. Os pesquisadores querem criar uma célula com o mínimo de genes necessários para se viver. Essa célula, acredita-se, pertenceu à primeira bactéria do planeta. Com isso, seria possível simular a evolução das espécies ao longo de milhões de anos. A célula sintética pode permitir aos cientistas montar uma linha do tempo da Terra, ao vivo e a cores. [Live Science]

http://hypescience.com/conheca-a-celula-sintetica-de-mil-e-uma-utilidades/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário