sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diabetes juvenil pode estar ligada a infecção por vírus


Existe um vírus muito “polivalente”, do qual você talvez nunca tenha ouvido falar, mas é provável que já teve algum contato com ele. É o gênero Enterovirus, responsável por doenças como poliomielite, conjuntivite, meningite viral, e doenças intestinais. Ele só não é mais comum que o vírus da gripe comum.

Agora, cientistas italianos estão descobrindo que o Enterovirus pode ter papel de vilão em mais um problema de saúde: diabetes juvenil. Doença que afeta 22 milhões de pessoas no mundo, esse tipo de diabetes é uma doença auto-imune. Nesse caso, o próprio organismo destroi sua capacidade de produzir insulina, gerando diabetes.

Os pesquisadores da Universidade de Insubria testaram 112 crianças, de 2 a 16 anos, que foram diagnosticadas com esse tipo de diabetes. Comparam estas crianças com outras, livres de diabetes. Entre as portadoras de diabetes, 83% estavam infectadas pelo Enterovirus, enquanto que nas “saudáveis” esse número foi de apenas 7%.

Apesar disso, ainda não há uma relação definida entre as duas coisas. Contudo, os cientistas italianos alertam para a importância de combater o Enterovirus, afinal, talvez haja essa relação. Quando o paciente não se trata de diabetes juvenil, os vasos sanguíneos e nervos são destruídos, os órgãos param de funcionar e a pessoa morre. [Reuters]

http://hypescience.com/diabetes-juvenil-pode-estar-ligada-a-infeccao-por-virus/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário