segunda-feira, 24 de maio de 2010

Limpeza ajuda a diminuir o remorso, afirma pesquisa


Pense em um teste feito para consumidores. Os examinadores chamam 125 estudantes para escolher, dentre uma gama de opções, seu CD e seu pote de geleia favoritos para levar como presente. Após a escolha, cerca de metade dos jovens foram conduzidos a lavar as mãos. Depois, todos os 125 estudantes foram convidados a reavaliar sua escolha. Em geral, aqueles que lavaram as mãos disseram estar satisfeitos, e os que não as lavaram mostraram arrependimento pela opção que haviam feito. Por que?

Psicólogos da Universidade de Michigan buscaram responder essa pergunta. Ao interpretar o teste, concluíram que o cérebro humano associa a limpeza do corpo com a limpeza de consciência. Em geral, a representação da limpeza no subconsciente está associada à ideia de moralidade.

Por exemplo, quando se toma um banho, se tem a ideia de deixar para trás não apenas a sujeira física, mas também a mental. É um sentido metafórico operado pela mente. “Lavar-se fisicamente nos permite começar de novo mentalmente”, afirmou um dos coordenadores da pesquisa.

Ainda não se sabe, contudo, qual a duração desse efeito de limpeza psicológica. O remorso, que é “limpado” junto com o corpo, pode voltar mais cedo ou mais tarde. Esse estudo foi publicado na última edição da revista Science. [Live Science]

http://hypescience.com/limpeza-ajuda-a-diminuir-o-remorso-afirma-pesquisa/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário