sexta-feira, 28 de maio de 2010

Beber pode prevenir o Mal de Alzheimer


Isso mesmo, a bebida alcoólica pode ser eficaz na prevenção do Mal de Alzheimer. Não, não estamos te aconselhando a encher a cara por aí em nome da saúde. Mas uma pesquisa da Universidade de Valência (Espanha) descobriu que, em doses moderadas, o álcool pode ajudar no combate ao Mal de Alzheimer, especialmente em mulheres e não-fumantes.

O estudo foi feito com pessoas portadoras do Alzheimer em comparação com pessoas saudáveis da mesma idade. A maioria das pessoas livres da doença bebia, mas não fumava, e os portadores geralmente fumavam, mas não bebiam. Além disso, a taxa de portadores homens foi bem maior do que mulheres.

A relevância do estudo está no fato de que tanto o álcool como o tabaco são nocivos aos neurônios, mas, pelo que parece, só o cigarro aumentou a chance de se desenvolver o Mal de Alzheimer.

O Alzheimer é uma doença degenerativa de demência, e há formas mais saudáveis de se evitá-lo, tais como ter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e cuidar do colesterol e da pressão arterial. Até que os pesquisadores descubram uma ligação direta entre o consumo de álcool e a doença, não precisa mergulhar na bebida. Não por esse motivo, claro. [Telegraph]

http://hypescience.com/beber-pode-ajudar-a-prevenir-o-mal-de-alzheimer/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário