sábado, 22 de maio de 2010

Nariz grande diminui a quantidade de espirros


Uma nova pesquisa mostrou que há uma vantagem em ter uma “napa” – apesar dos comentários maldosos, pessoas narigudas têm maior proteção contra doenças e pegam menos resfriados.

Cientistas descobriram que, ao contrário do que pode parecer, narigões inalam cerca de 7% a menos de poluentes e também servem como barreiras, para que os germes não cheguem até a garganta.

Assim como pessoas com lábios maiores, os narigudos têm menos eficiência respiratória – ou seja, menos partículas de poeira e germes entram no seu organismo.

Pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram dois narizes artificiais. Um deles era 2,3 vezes maior do que o outro. Eles foram “implantados” em um rosto artificial e sua eficiência respiratória foi medida.

Os cientistas se surpreenderam ao ver que o narigão inalava consideravelmente menos poeira.

Se isso não é reconfortante o suficiente para você, que ouve piadinhas sobre seu nariz o tempo todo, talvez queira saber que Gisele Bundchen admite que seu nariz é grande – mas ela não vê problema nenhum nisso. [Telegraph]

http://hypescience.com/nariz-grande-diminui-a-quantidade-de-espirros/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE