segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quer evitar doenças cardíacas? Então escove os dentes!


Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas novos estudos sugerem que escovar os dentes pode, sim, fazer mais do que apenas prevenir cáries.

Uma pesquisa comparou a saúde de pessoas que tinham pouquíssima higiene bucal com aqueles que escovavam os dentes pelo menos duas vezes ao dia.

Está comprovado que qualquer inflamação no corpo (incluindo na gengiva e em outras partes da boca) facilita o entupimento de artérias – logo, compromete o funcionamento da circulação e do coração. Mas uma nova pesquisa foi feita para saber se o número de vezes que uma pessoa escova os dentes altera, de alguma forma, as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas.

O estudo analisou cerca de 11 mil pessoas. Os tópicos dos questionários que deveriam ser respondidos englobavam hábitos alimentares, fumo, atividade física, vezes por ano que a pessoa consultava o dentista e vezes por dia que ela escovava os dentes.

Além disso, eles fizeram exames e forneceram seu histórico médico.
Os resultados mostraram que hábitos saudáveis eram comuns para 62% dos participantes. Aqueles que escovavam os dentes com menos freqüência do que duas vezes por dia tinham 70% a mais de chances de desenvolver doenças cardíacas. Os participantes com pouca higiene bucal também tinham mais facilidade para desenvolver infecções.

Então, se você ainda não escova os dentes habitualmente, adote essa idéia. Ela irá fazer bem à sua saúde, tanto física como, também, social (ninguém merece gente com dentes sujos e bafo de gambá, certo?). [LiveScience]

http://hypescience.com/quer-evitar-doencas-cardiacas-entao-escove-os-dentes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE