sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Alho. Segredos de família. Eliane de Souza. Do Diário do Grande ABC


Em lugares onde livros de gastronomia não existem, o preparo de alimentos é praticamente um ritual que faz parte da história das famílias. Os segredos são passados por gerações.

http://www.dgabc.com.br/News/5738338/segredos-de-familia.aspx

Parte dessas histórias são relatadas na coleção Cozinha das 7 Famílias (R$ 49,90, cada livro), compilada pela Editora Larousse. Cada título reúne utensílios e ingredientes típicos, fotos e pratos favoritos da mãe, pai, avós e crianças. Os países escolhidos para a viagem gastronômica foram Índia, Itália, França, Tailândia, Antilhas, México e Marrocos. A seguir, algumas receitas.

Receitas
Arroz com Abacaxi. (A Cozinha Tailandesa) Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil Rendimento: 4 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 600 g de arroz-de-jasmim cozido no vapor; 12 camarões médios, crus e limpos, 4 rodelas de abacaxi fresco; 4 dentes de alho; 1 cebola; 4 colheres (café) de curry em pó; 4 colheres (sopa) de molho de soja light; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 cebola; 2 colheres (sopa) de cebolinha picada; 4 colheres (sopa) de folhas de coentro picadas; 4 colheres (sopa) de óleo de girassol; sal.
Modo de preparo: Descasque e pique o alho e a cebola. Corte o abacaxi em cubos. Aqueça o óleo num wok (panela), em fogo alto. Quando estiver bem quente, refogue nele o alho com sal, até que fique dourado. Acrescente a cebola, o pó de curry e mexa bem. Quando a mistura estiver cheirosa, acrescente os camarões e deixe-os cozinhar por 3 minutos, sacudindo várias vezes o wok. Junte o arroz cozido, o abacaxi, o açúcar e o molho de soja. Misture e mantenha o fogo baixo ainda por 4 minutos, sem parar de mexer. Sirva numa travessa bem quente.

Salada Condimentada de Frango. (A Cozinha Tailandesa) Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil Rendimento: 2 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 200 g de carne de frango; 2 dentes de alho; 2 cebolas roxas; 1 colher (sopa) de arroz-de-jasmim; 3 colheres (sopa) de molho de frango (fresco ou preparado com tablete concentrado); 1/2 colher (café) de açúcar; 1 colher (sopa) de molho de peixe; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de coentro picado; 1 colher (sopa) de hortelã picada; 1/2 colher (café) de pimenta em pó; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: Descasque os dentes de alho. Descasque e pique bem as cebolas. Refogue o arroz a seco numa panela antiaderente até que fique bem dourado, depois, reduza-o a pó no pilão. Corte o frango em pedaços; misture com o alho e o sal. Aqueça o caldo no wok com um pouco do suco de limão e o açúcar. Acrescente o frango e deixe cozinhando por 3 minutos, mexendo várias vezes. Tempere com o resto do suco de limão, o molho de peixe, a pimenta em pó, depois junte as cebolas, a hortelã e o coentro. Misture e sirva em tigelas. Polvilhe com o arroz assado.

Abacate com Caranguejo (A Cozinha Antilhana) Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil Rendimento: 2 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 abacate grande; 200 g de carne de caranguejo (fresca, em conserva ou congelada); suco de 1 limão-taiti. Molho - suco de 1 limão-taiti; 1 cebolinha-verde; 1 pedacinho de pimenta-malagueta; 2 colheres (sopa) de óleo de girassol; sal; pimenta-do-reino moída.
Modo de preparo: Pique a cebolinha-verde, junto com a pimenta-malagueta. Prepare o molho em uma saladeira: dilua um pouco de sal no suco de limão, depois acrescente o óleo, batendo até emulsificar tudo. Acrescente a cebolinha-verde e a pimenta-malagueta picadas, adicione um pouco de pimenta-do-reino moída. Corte o abacate em dois no sentido do comprimento. Separe as metades e retire o caroço. Retire a polpa com uma colher, deixando uma camada bem fina sobre a pele; passe o suco de limão no interior das metades para que não escureçam. Corte a polpa em cubos, regue com suco de limão e coloque no molho. Desfie a carne de caranguejo com um garfo. Coloque a carne na saladeira com o abacate, depois mexa bem. Reparta a mistura nas metades dos abacates, cubra com filme plástico e deixe na geladeira até servir.

Tajine de Cordeiro com Peras Caramelizadas (A Cozinha Marroquina) Tempo de preparo: 1h e 30 minutos Grau de dificuldade: Médio Rendimento: 4 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 800 g de carne de cordeiro (perna ou paleta) cortada em pedaços; 1 kg de peras maduras, mas firmes; 2 cebolas; 1 limão; 1 bastão de canela; 1 colher (café) de gengibre; 1 pitada de pistilos de açafrão moídos; 1 colher (sopa) de mel; 3 colheres (sopa) de azeite; 50 g de manteiga; 125 g de nozes; sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Coloque-as juntamente com o açafrão, o gengibre, o azeite e a carne no fundo de um tajine (recipiente para cozimento abafado por tampa em formato de cone). Tempere com sal e pimenta. Doure por 5 minutos em fogo médio, mexendo constantemente. Adicione o bastão de canela. Acrescente água até a metade da altura da carne. Tampe e deixe cozinhar durante 1 hora em fogo médio. Lave e descasque as peras. Corte-as ao meio e retire as sementes, regando-as imediatamente com o suco do limão para impedir que escureçam. Derreta a manteiga em uma frigideira. Adicione as peras e o mel. Deixe caramelizar em fogo brando por alguns minutos. Acrescente as nozes e misture delicadamente. Retire a carne do tajine e deixe reduzir o molho se for necessário. Disponha harmoniosamente a carne e as peras em um prato redondo e regue com o molho.

Lagosta Recheada à Antilhana (A Cozinha Antilhana) Tempo de preparo: 60 minutos Grau de dificuldade: Médio Rendimento: 2 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 lagosta de cerca de 800 g; suco de 1 limão-taiti; 2 cebolinhas-verdes; 1 pedacinho de pimenta-malagueta; 10 g de manteiga; 1 colher (sopa) de curry; 6 colheres (sopa) de creme de leite fresco; 3 colheres (sopa) de leite de coco; sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Cozinhe a lagosta por 15 a 20 minutos em uma panela com água fervente, sal, suco de limão e pimenta-malagueta. Escorra-a e deixe amornar um pouco. Pique as cebolinhas-verdes. Frite-as na manteiga, em fogo brando, até que estejam bem macias. Polvilhe com curry, verta o leite de coco e o creme de leite e misture bem. Adicione sal, pimenta-do-reino e deixe engrossar esse molho por alguns minutos em fogo brando. Corte a lagosta ao meio no sentido do comprimento, depois retire o intestino e a bolsa de areia da carapaça. Retire a carne da cauda; corte-a em medalhões. Recupere a carne do interior da carapaça e corte em cubinhos. Pré-aqueça o forno a 210°C. Coloque as duas metades da lagosta em um prato para gratinar, recoloque a carne picada na carapaça e espalhe por cima o molho. Deixe por 5 minutos no forno bem quente e sirva em seguida.

Kebab (A Cozinha Marroquina) Tempo de preparo: 40 minutos Grau de dificuldade: Médio Rendimento: 4 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 450 g de carne de boi cortada em cubos de 2 a 3 cm de lado; 450 g de paleta ou perna de cordeiro cortada em cubos de 2 a 3 cm de lado; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 1 colher (sopa) de cominho moído; 1/2 colher (café) de coentro moído; 1 pitada de pimenta-malagueta; 1 maço pequeno de salsa; 2 colheres (sopa) de azeite.
Modo de preparo: Descasque e pique uma cebola. Descaque os dentes de alho, amasse-os após retirar-lhes o germe. Pique a salsa. Junte estes aos demais ingredientes em um prato fundo grande. Misture bem, cubra e deixe marinar por 12 horas em lugar fresco, virando a carne uma ou duas vezes. Pré-aqueça o grill do forno ou acenda a churrasqueira. Descasque e corte em pedaços a segunda cebola. Enfie alternando os pedaços de carne de boi, de cordeiro e de cebola em espetos de metal ou de madeira. Deixe grelhar por alguns minutos no forno ou sobre as brasas da churrasqueira. Sirva imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário