sexta-feira, 21 de maio de 2010

Está estressado? Ligue para a mamãe!


Você está longe do seu filho ou filha? Ele(a), está com problemas, e você não está por perto para ajudar? Bem, você não pode pegá-lo no colo, mas não significa que não possa fazer nada! Um estudo da Universidade de Wisconsin (EUA) descobriu que uma conversa de telefone com a mãe é quase tão eficaz quanto um bom abraço.

O estudo descobriu que falar no telefone com a mãe reduz a taxa de um hormônio responsável pelo estresse (o Cortisol). Além disso, libera ocitocina, que causa sensação de bem-estar e, acredita-se, ajuda a formar laços afetivos.

A pesquisa foi feita da seguinte maneira: chamaram 61 meninas, de sete a doze anos, para dar um discurso ou resolver problemas de matemática em público, situações potencialmente estressantes para uma criança.

Depois, as meninas se dividiram. Um terço delas se reuniu com suas mães, que as abraçaram e confortaram durante 15 minutos. Outro terço falou com a mãe pelo telefone, pelo mesmo tempo. E o último grupo assistiu a um filme por uma hora e 15 minutos. Ao terminar a conversa com as mães, as meninas dos primeiros dois grupos se juntaram às do terceiro para ver o filme pela hora restante.

Os testes foram baseados nas medidas de Cortisol e Ocitocina. E o resultado foi o que esperavam: o nível de Cortisol nas meninas que conversaram com as mães caiu durante a conversa (e voltou a subir meia hora depois), mas seguiu estável nas que não tiveram acesso ao conforto materno. Com a ocitocina, houve o inverso: não houve aumento nas que não viram a mãe, mas cresceu nas crianças que tiveram contato com elas. O grupo analisado era de crianças, mas os pesquisadores avaliam que o efeito também vale para adultos.

A novidade é justamente a ação da voz das mães. Os pesquisadores não achavam que o som seria um tônico tão poderoso quanto um abraço. A ocitocina é liberada no corpo em sensações de grande prazer: amamentação, abraços e durante o sexo, além de atuar nas contrações do parto.

E a ocitocina pode ser chamada de “O hormônio da maternidade”, porque suas maiores utilidades estão justamente em facilitar os cuidados de uma fêmea para com seus filhos. Produzir ocitocina ajuda a reduzir o estresse, o que é muito importante atualmente. Se quiser manter altos os seus níveis desse saudável hormônio, estreite os laços com sua mãe. Você já abraçou sua mãe hoje? Se a resposta é: “não posso”, ligue para ela! [CNN]

http://hypescience.com/esta-estressado-ligue-para-a-mamae/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário