quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quantas horas de sono são necessárias?


Muitas vezes ouve-se essa pergunta, feitas pelas pessoas que têm dificuldades de ter um sono relaxante.

A resposta mais adequada é que depende de vários fatores da idade e através do quadro abaixo se pode ver que com o aumento da idade diminuem as necessidades de horas de sono. O sexo também influi e os homens necessitam de menores períodos de sono comparado às mulheres.

Fonte: www.socimol.com.br/nova/dicas/default23.asp
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1576

Vários fatores individuais influem no sono da mulher, a maioria deles relacionados à fatores hormonais. Na época da pré-menstruação, durante a ovulação, na gravidez, na menopausa, os estrógenos e a progesterona acabam influindo na duração e na profundidade alcançada no sono.

Outro hormônio importante é o da tireóide que em excesso acarreta palpitação e a sua escassez provoca uma sonolência maior, inclusive durante o dia. Em ambos os casos geralmente existe uma astenia, um cansaço que acompanha a pessoa, dando a sensação de que o sono foi insuficiente.

Existem variações do tipo de sono de acordo com a natureza de cada pessoa, com grande ênfase para as pessoas (crianças) ansiosas que ficam com vários medos, medo do escuro, medo de não acordar mais, medo de ser abandonada, etc. Essas pessoas devem fazer uso dos chamados chás calmantes, tipo chá de melissa, passiflora, valeriana, camomila e tília.

E principalmente evitar as atividades que aceleram as ondas cerebrais, dificultando o sono tais como ambientes muito quentes ou muito barulhentos, o uso de bebidas alcoólicas e alimentos estimulantes ou com cafeína (café, chocolate, chá-mate ou preto, refrigerantes à base de cola e de guaraná, ginseng), tabagismo.

Assistir televisão antes de dormir. As pessoas com depressão sofrem com muitos pesadelos e idéias fixas relacionadas com o trabalho e as dificuldades do dia-a dia. Essas devem procurar um médico para usar um indutor suave do sono.

Recém-nascido = aproximadamente 16 horas de sono
De 1 a 3 anos = 12 a 15 horas de sono
De 3 a 7 anos = 10 a 11 horas de sono
De 7 a 12 anos = 9 a 10 horas de sono
Adolescentes = 8 a 9 horas de sono
Adultos = 7 a 8 horas de sono
Idosos = 5 a 7 horas de sono


PROFESSOR DR. JOSÉ KNOPLICH
Reumatologista, Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, autor de vários livros, dentre os quais o "Viva Bem com a Coluna que Você Tem", na 31ª edição com 190 mil livros vendidos.
http://knoplich.sites.uol.com.br/

1 comentário:

  1. nossa mt bom... embora eu seja adolescente as minhas hrs de sonos são ao extremo do necessário já cheguei a dormir um dia inteiro.. kkkk

    ResponderEliminar