quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um cochilo melhora a sua memória – mas só se você sonhar


Vários estudos mostraram que dormir melhora a capacidade que temos de guardar informações. Mas uma nova pesquisa sugere que uma soneca só melhora a sua memória se você sonhar.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, quando você sonha, seu cérebro está tentando fazer conexões que você não percebe quando está acordado. No sonho o cérebro decide o que é informação importante e o que é inútil, ou seja, o que deve guardar e o que pode descartar.

No estudo, os pesquisadores do Israel Deaconess Medical Center, pediram para que 99 estudantes universitários memorizassem um labirinto complexo no computador. Então os estudantes foram colocados em uma versão virtual do labirinto em 3D e deveriam sair dele. Depois de fazer isso por algum tempo, metade dos estudantes deveriam tirar uma soneca enquanto a outra metade ficava
acordada assistindo vídeos.

Quando os universitários fizeram o teste do labirinto novamente, cinco horas mais tarde, os que dormiram se saíram melhor do que aqueles que ficaram acordados, mesmo se eles tivessem revisado mentalmente o labirinto. No entanto, aqueles dorminhocos que disseram ter sonhado com no labirinto tiveram 10% a mais de sucesso do que aqueles que não sonharam.

Uma curiosidade é que antes de dormir os estudantes que sonharam sobre o labirinto foram piores do que todos os outros. Segundo os especialistas, o cérebro sabe quando uma tarefa é difícil para nós e a probabilidade de você sonhar sobre isso é maior. E, depois que você sonha, sua performance na mesma tarefa aumenta significativamente.

Para conseguir esse efeito você não precisa dormir por muito tempo – apenas cair em sono REM (Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos), o que caracterizaria que você está sonhando.

O conselho dos pesquisadores é que quando você está estudando uma matéria difícil, revise-a antes de dormir. Se você sonhar com a matéria, provavelmente ela ficará mais clara depois que você acordar.[CNN]

http://hypescience.com/um-cochilo-melhora-a-sua-memoria-–-mas-so-se-voce-sonhar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário