quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ter moral forte significa ser forte fisicamente


Pelo menos é a relação que os cientistas fazem, provando que caras legais nem sempre chegam por último. Pesquisadores de Harvard descobriram que atos heróicos realmente podem aumentar sua energia e sua força física.

Essa descoberta acaba com a idéia de que ser altruísta pode acabar com seu avanço pessoal. Outro fato interessante mostrado na pesquisa é que apenas aqueles com muito auto-controle são capazes de heroísmo.

Cientistas acreditam que apenas tentar atos heróicos nos confere forças incríveis. A Madre Teresa e Gandhi podem não ter sido pessoas extremamente fortes, mas nas horas de necessidade mostraram força e auto-controle.

A pesquisa envolveu duas etapas, comparando força física com força moral. No primeiro teste os participantes recebiam uma nota de um dólar e deveriam decidir doá-la ou mantê-la. No segundo eles deveriam segurar um peso de dois quilos e meio pelo máximo de tempo possível. Os resultados mostraram que aqueles que na primeira etapa doaram o dinheiro conseguiram segurar o peso por 10 segundos a mais, em média, do que os outros.

Outro estudo pedia que os participantes escrevessem uma história sobre eles ajudando outras pessoas, machucando outras pessoas ou então não fazendo, essencialmente, nada. As pessoas que fizeram boas ações na história eram mais fortes do que aquelas que não fizeram nada. No entanto, as pessoas “malvadas” eram ainda mais fortes.

Os pesquisadores concluíram que aqueles que agem imoralmente ou de acordo com a moral sentem menos desconforto.

No entanto outra pesquisa da Universidade de Newcastle mostrou que o altruísmo é mais vantajoso – as pessoas ajudam outras que também são altruístas. Isso mostra por que as boas ações não foram extintas com o tempo. [Telegraph]

http://hypescience.com/ter-moral-forte-significa-ser-forte-fisicamente/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário