domingo, 16 de maio de 2010

Mulher que não reconhece vozes intriga cientistas


Uma mulher escocesa de 62 anos é incapaz de identificar vozes. Ela ouve perfeitamente o que a pessoa está falando, mas não sabe distinguir quem é. Sua condição, chamada pelos médicos de Fonoagnosia, parece única no mundo. Para verificar isso, os pesquisadores da Universidade de Glasgow que estudam o caso dela estão procurando outras “vítimas” na internet.

Ela não quis dar seu nome completo e é identificada pelas iniciais KH. A britânica é uma empresária de sucesso, tem uma filha, e não possui nenhum outro tipo de deficiência. Nem mesmo na sua audição, que seria perfeita se não fosse por esse detalhe.

Mas esse problema tem causado alguns transtornos sociais para ela. O principal é no telefone. Quando não reconhece uma voz, às vezes pode constranger a pessoa com quem conversa. Imagine se você tivesse Fonoagnosia e não reconhecesse a voz da(o) sua(seu) namorada(o). Ou da sua mãe. Por esse motivo, ela diz que evita falar ao telefone. Só atende ligações que tiverem sido marcadas com antecedência, para já saber com quem está falando.

KH aceitou se submeter a uma bateria de testes, e foi constatado que o lado direito de seu cérebro tinha uma atividade menor do que o esquerdo. Isso sugere que o hemisfério esquerdo seria responsável pela compreensão, e o direito, pelo reconhecimento das vozes.

O teste começou com um pesquisador da Universidade de Glasgow e ganhou um adepto da de Londres, que já vinha estudando outro caso intrigante: um homem que era incapaz de reconhecer rostos. Mas aí já é uma outra história, os cientistas ainda terão muito com o que se ocupar. [Telegraph]

http://hypescience.com/mulher-que-nao-reconhece-vozes-intriga-cientistas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience).

HYPESCIENCE

1 comentário:

  1. Bonito, bonito...Gostei muito, não só de seu blog, mas também do que escreve. tem muita coisa que me esclarece par me manter ligado.
    Siga os meus, tem de tudo e alguma poesia de minha autoria. Vá para:

    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um forte abraçõ

    ResponderEliminar