sábado, 22 de maio de 2010

Ratos temem a saliva de gatos


Provavelmente, você já ouviu falar dos feromônios. Sim, são aqueles hormônios produzidos pelos homens, em maior ou menor escala, com o objetivo de atrair as fêmeas pelo odor. Até aí, nenhuma novidade, muitos animais possuem relações químicas com algum propósito, não necessariamente sexual. Mas os cientistas sempre acreditaram que essa “ligação química” existisse apenas entre animais da mesma espécie.

Pois cientistas americanos estão quebrando esse paradigma. Eles descobriram que o rato é capaz de detectar uma substância química presente na saliva do gato, e seu organismo reage com o medo.

Coincidentemente, o sentido que detecta a proteína do predador é o mesmo com o qual as mulheres sentem os feromônios dos homens: o olfato.

Trata-se do sentido Vomeronasal (cuja sigla, em inglês é OFV), o setor olfativo responsável por detectar hormônios. Os ratos estão revolucionando o conceito, por detectarem não apenas os hormônios de outros ratos, como também de seus predadores.

Os hormônios, quando detectados, estimulam o medo no organismo do rato, o que o faz parar abruptamente (supostamente para descobrir se não há nenhum gato por perto) ou desviar do perigo. Sem o hormônio, o rato não desconfiaria de nada, e se aproximaria inocentemente do predador até ser subitamente engolido. O motivo por que acontece essa ligação entre duas espécies ainda está em debate. E levanta uma dúvida: a natureza “preparou” os ratos para fugir dos gatos? [BBC]

http://hypescience.com/ratos-temem-a-saliva-de-gatos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário